QUI, 16 de Sep / 2021

Nova direção do Sindicato é empossada com o desafio de ampliar a representação e o diálogo com a categoria

Com um olhar atento à conjuntura política e ao atual cenário do movimento sindical no Brasil, os convidados destacaram a necessidade de repensar a ação sindical, principalmente a partir do trabalho de base dos dirigentes no ambiente de trabalho

Crédito: SindMetalCanoas
Posse no SindMetalCanoas
Posse no SindMetalCanoas

Na noite de segunda-feira, 13 de setembro, a nova direção do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (SindMetalCanoas)foi empossada para assumir a gestão 2021/2025 da entidade.

Diferente dos anos anteriores, a cerimônia foi realizada somente com a presença dos diretores sindicais e funcionários, no ginásio de esportes da entidade e em acordo com a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia da COVID-19.

Representando a Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT-RS), a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) e a Federação dos Metalúrgicos do RS (FTM-RS), estiveram na posse, respectivamente, o presidente Amarildo Cenci, o secretário-geral Loricardo Oliveira e o presidente Lírio Segalla.

Ainda, a solenidade contou com a presença da assessora jurídica Fernanda Livi, pelo escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados.

Repensar a ação sindical

Com um olhar atento à conjuntura política e ao atual cenário do movimento sindical no Brasil, os convidados destacaram a necessidade de repensar a ação sindical, principalmente a partir do trabalho de base dos dirigentes no ambiente de trabalho.

O presidente da CUT-RS enfatizou a necessidade de trabalhar em torno da autonomia do sindicato, em um trabalho que faça os trabalhadores compreender que a luta sindical faz parte do processo que incorpora os direitos trabalhistas. “Nosso dever é continuar lutando para convencer as pessoas que o único caminho para o Brasil é um caminho de reconstrução”, afirmou Cenci.

Na mesma linha, a advogada Fernanda Livi, que auxilia a categoria em negociações e acordos coletivos, mencionou o princípio do trabalho sindical como forma de afirmação do direito do trabalho, lembrando que é na atuação diária que se consolidam as Convenções Coletivas, os bons acordos e uma legislação mais protetiva aos trabalhadores. “Hoje eu parabenizo vocês por estarem aqui, por terem escolhido a boa luta“.

Loricardo Oliveira também destacou o papel de diálogo com a categoria, reforçando que o trabalho da CNM se volta atualmente às discussões sobre a organização no local de trabalho, à saúde dos trabalhadores e a perspectiva de futuro dos metalúrgicos. “O Sindicato de Canoas tem um papel importante para os metalúrgicos do Brasil, pois a responsabilidade de defender um novo projeto de país está na mão dos trabalhadores e trabalhadoras organizados”.

O Sindicato é a casa dos trabalhadores

Além do trabalho de organização e conscientização junto aos trabalhadores, a nova direção reforçou a necessidade de otimizar o auxílio prestado na sede do Sindicato. O vice-presidente reeleito, Silvio Bica, lembrou os presentes que o Sindicato é formado não só por dirigentes sindicais, mas por toda uma equipe de funcionários que trabalham diariamente no atendimento e na resolução dos problemas da categoria.

A constante manutenção do patrimômino e a ampliação dos serviços oferecidos, lembrou o secretário-geral Flavio Souza, é uma forma de manter um espaço ativo e completo para os trabalhadores, principalmente aqueles que tem pouca assistência das empresas. “Nós temos esse desafio também, de representar e poder auxiliar aqueles trabalhadores que estão em fábricas menores, as vezes sem plano de saúde e assistência no dia a dia”.

O desafio é inovar para representar

A frente do Sindicato em seu quarto mandato, o presidente Paulo Chitolina destacou a importância do trabalho da CUT, da CNM e da Federação no reforço da coletividade e da solidariedade junto à categoria metalúrgica.Em concordância com as falas anteriores, convidou os presentes a refletir sobre a importância e a responsabilidade que todos estavam assumindo quanto à representação da categoria.

*Veja a matéria completa e imagens da posse no site do SindMetalCanoas

Com a Palavra

SEX, 08 de Oct / 2021

INDÚSTRIA SEM CRESCIMENTO

por Loricardo Oliveira

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de Sep / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 [email protected]
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700