MENU

O papel do movimento sindical nas eleições de 2020 é tema da Live da CNM/CUT desta quarta (28)

Presidente da entidade, Paulo Cayres, e convidados falam da importância de apoiar candidaturas que representam a classe trabalhadora. Um esquenta para plenária da CNM/CUT do próximo sábado

Publicado: 27 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
Live eleições 2020Live eleições 2020
Live eleições 2020

Sergio Gabrielli, Professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Ex-presidente da Petrobras, e a Secretária do Fórum de São Paulo (articulação de partidos de esquerda da América Latina) e Diretora Nacional do PT, Monica Valente, são os convidados do CNM/CUT entrevista desta quarta-feira (28). O presidente da entidade, Paulo Cayres, o Paulão, vai comandar a Live, que será transmitida pela página do Facebook da CNM/CUT e pelo Youtube da entidade, a partir das 19 horas.

A Live é um esquenta para a Plenária Sindical CNM/CUT, que acontece no próximo sábado, 31. [saiba mais abaixo]

Para o presidente da CNM/CUT e secretário Nacional Sindical do PT, Paulo Cayres, o Paulão, os trabalhadores e as trabalhadoras não podem eleger aqueles que não os representam, que não têm interesse de defender a classe trabalhadora e parar de eleger representantes das elites. Segundo ele, essa não é só uma opinião de um dirigente sindical e partidário, Isso é um diagnóstico.

"O que vemos no Congresso Nacional mostra esta realidade. Dos 513 deputados e deputadas apenas 130 são ligados à classe trabalhadora e ai fica díficil. Por isso que a CNM/CUT está colocando a importancia dessas eleições 2020 como marco para o movimento sindical se apropriar cada vez mais e ter o papel significativo e diferenciado, inclusive eleger candidatos do movimento sindical. O dirigente sindical está pronto para fazer a defesa da classe trabalhadora em qualquer espaço porque é forjado na luta, na garra. Está todo dia lutando pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.  E ele dentro do parlamento vai conseguir transformar a luta em lei e é isso que a gente precisa!"

Com o mesmo tema, o papel do movimento sindical nas eleições, a plenária também acontecerá online, pela plataforma Zoom, e tem como objetivo destacar a centralidade da participação propositiva e ativa do Movimento Sindical nas eleições municipais de 2020, construindo e apoiando candidaturas que representem os interesses da classe trabalhadora, reiterando o papel do movimento sindical como sujeito político na sociedade

Estamos mobilizando a nossa categoria para uma participação expressiva, a fim de que todos e todas saiam informados (as) e fortalecidos (as), com diretrizes e orientações de luta para subsidiar as campanhas em suas bases”, diz trecho do texto do convite da CNM/CUT para que entidade filiadas participem da plenária. 

Sobre inscrições: Segundo a entidade, é fundamental garantir a participação das mulheres, da juventude e de negros e negras e as Informações complementares como programa, uso da plataforma e link de acesso serão enviados na sexta-feira, dia 30 de outubro. A CNM/CUT também destaca: as inscrições devem ser enviadas diretamente às Federações, com os responsáveis a seguir:

- Federação Nordeste:  Fábio Dias

- Federação Minas Gerais: Marco Antônio de Jesus

- Departamento Santa Catarina: Marcondes Frontório

- Federação São Paulo: Kelly Galhardo

- Federação Rio Grande do Sul: Filipetto

- Espírito Santo: Roberto Pereira

- Paraná: Claudir Messias

- Rio de Janeiro: Edson Rocha

- Manaus: Dulce

- Pernambuco: Elisângela da Silva

 

Serviço:

Para assistir a live, é só escolher um dos dois canais abaixo  e pronto! Só chamar seus amigos, familiares e enviar perguntas para o Paulão e convidados!

Facebook: facebook.com/MetalurgicosDaCUT

Youtube: https://www.youtube.com/cnmcut1