QUA, 14 de out / 2020

Os sindicatos da BASF mantêm unidade em face dos desafios do COVID-19

A BASF, a maior empresa química do mundo, emprega membros dos sindicatos afiliados do IndustriALL em todos os continentes. Embora já existam fortes estruturas sindicais regionais na Europa e nas Américas, o grupo da região Ásia-Pacífico está se tornando igualmente maduro e organizado e está procurando estabelecer um relacionamento oficial com a liderança regional

Crédito: Divulgação
Basf mundial
Basf mundial

Nas últimas semanas, várias reuniões sindicais internacionais da BASF foram realizadas digitalmente. Sindicatos da Ásia-Pacífico se reuniram com IndustriALL, o sindicato alemão IG BCE e o coordenador da rede de sindicatos da BASF na América Latina. Este grupo inclui os sindicatos dessa empresa na Índia, Indonésia, Malásia, Coréia, Austrália, Cingapura e Vietnã, e cresceu nos últimos anos por meio de um projeto do IndustriALL e da organização alemã de direitos sociais FES.

Uma poderosa rede de sindicatos BASF na Ásia-Pacífico completa um quadro global de coordenação e apoio mútuo entre todos os funcionários sindicalizados desta empresa. Agora, os sindicatos buscam desenvolver ainda mais sua estrutura e estão prontos para iniciar um diálogo regional com a gestão de forma coordenada.

A rede sindical latino-americana da BASF é uma estrutura consolidada que mantém um diálogo social oficial com a empresa há 20 anos.

O coronavírus motivou as reuniões online de 2020 também na América Latina, onde sessões de diálogo e redes sindicais foram realizadas em nível regional e nacional. A resposta sindical e empresarial ao coronavírus foi discutida, assim como o problema de cortes de pessoal na Argentina e no Peru, questões de gênero, impacto ambiental e a resposta ao aumento da digitalização na produção.

Michael Wolters, que representou o maior sindicato da BASF, IG BCE, em reuniões recentes, comentou:

“A consolidação dos canais de comunicação dentro e entre as regiões fortalece os sindicatos em todas as operações da BASF. A rede da BASF na América Latina se destaca como um modelo a ser replicado em outras empresas. Agora está claro que os colegas asiáticos também têm um desempenho de alto nível.

Thiago Rios, coordenador da rede sindical latino-americana do IndustriALL BASF, disse:

“Devemos enfrentar nossos desafios juntos e unir forças em diferentes regiões como uma rede global de trabalhadores da BASF. Não podemos aceitar tantas diferenças entre as condições dos trabalhadores da BASF de um lugar para outro ”.

O Gerente do Setor Químico da IndustriALL, Tom Grinter, declarou:

“Esta iniciativa de intercambio es beneficiosa para todos los trabajadores de BASF. Los miembros de base son los dueños de nuestra organización y debemos seguir marcando la diferencia para ellos, especialmente en estos momentos de crisis. Esperamos que BASF reconozca a la red sindical de Asia Pacífico como un interlocutor en el diálogo”.

Pie de foto: IndustriALL participó en el diálogo regional de BASF y la celebración de los 20 años del establecimiento de la red sindical regional de BASF y de diálogo con la empresa en noviembre de 2019, en San Pablo.

*matéria publicada no site da Industriall

 

Com a Palavra

SEG, 18 de jan / 2021

Retomar a produção nos parques industriais com ou sem a Ford

Por Paulo Cayres, Sérgio Nobre e Vagner Freitas

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700