MENU

<b>Perfil da Empresa</b>

Publicado: 10 Fevereiro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Perfil Mundial

A Federal Mogul Corporation é uma das maiores fabricantes de autopeças do mundo; está sediada em Southfield, Michigan, Estados Unidos. Foi fundada em Detroit, em 1899 e possui (até 31 de dezembro de 2207) cerca de 50 mil trabalhadores. A empresa é fornecedora global de componentes, módulos, sistemas e sub- sistemas para automóveis.

Em 2007, a Federal Mogul atingiu vendas de US$ 6,9 bilhões, possui 107 manufaturas e 25 centros de distribuição no mundo, operando em 35 países. As indústrias chave na cadeia de fornecimento da empresa encontram- se nos setores automotivo, indústria pesada, aeroespacial, entre outros.

Em 2001, dois anos depois de comemorar seu centenário, a empresa, como grande parte das autopeças estadunidenses pede concordata e entra na proteção do Chapter 11, que prevê proteção contra cobranças de acordo com a legislação do país.

No período de reestruturação, entre 2003 e 2007, a empresa fechou 15 unidades na América do Norte, sendo 10 manufaturas e 5 centros de distribuição; 12 unidades na Europa, sendo 10 manufaturas e 2 centros de distribuição.  Ao mesmo tempo, abriu 10 novas locações distribuídas assim: uma no Brasil, uma na Rússia, quatro na Índia e quatro na China. Ou seja, as unidades produtivas foram sendo transferidas para os países com "melhores custos" para a empresa. As unidades localizadas em áreas de "melhor custo" aumentaram de 11% em 2005 para 20% em 2007. Enquanto que na América do Norte, o número de unidades produtivas e centros de distribuição diminuiu de 48% para 37% no mesmo período.

A empresa antecessora, assim chamada a empresa até a concordata, em janeiro de 2006 iniciou um plano de reestruturação que incluía uma significante redução na força de trabalho. A maioria dessas reduções foram atingidas durante o período 2006 e 2007 com o fechamento de plantas.

Vários sindicatos representam cerca de 37% dos trabalhadores horistas da empresa no âmbito doméstico e aproximadamente 60% dos trabalhadores horistas fora dos Estados Unidos. Com exceção de duas fábricas nos EUA, a maior parte das plantas sindicalizadas possuem seu próprio acordo com data própria de vigência.

A empresa saiu da proteção do Chapter 11 em dezembro de 2007.

Índices Econômicos (2007)

Gráfico das ações até 09 de junho de 2008

Brasil

No Brasil há 30 anos, Federal Mogul possui três fábricas: Diadema (SP), Iracemápolis (SP) e Manaus (AM).

A planta Diadema iniciou atividades em 1997, quando foi comprada do Grupo Lucas Rose, produz faróis e lanternas para automóveis e motos.  Os processos de fabricação na unidade são Injeção mole, estampagem e montagem, organizado a partir do Just-in-time.

A planta Iracemápolis é produz materiais de fricção, fornece peças para indústrias automobilísticas, do mercado interno e externo.

A planta Manaus é voltada para produção de componentes e bem final para o setor de duas rodas, na fabricação de farol dianteiro com sinaleiro de direção para ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos. A empresa projeta US$ 2 milhões de investimento e geração de 90 postos de trabalho a partir de 2008.