MENU

Petrobras, Vale e Marinha vão produzir energia limpa na Antártica

Publicado: 07 Outubro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Petrobras, a Vale Soluções em Energia (VSE) e a Marinha do Brasil vão produzir energia elétrica limpa a partir de motogeradores a etanol na Estação Antártica Comandante Ferraz. O navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, da Marinha, parte domingo para Antártica levando os equipamentos e tanques de etanol.

Com isso, o Brasil será o primeiro país do mundo a utilizar biocombustível para a geração de energia elétrica naquele continente.

A Petrobras fornecerá os 350 mil litros de etanol necessários à operação e, por meio de acompanhamento tecnológico, validará a utilização do combustível em condições de baixa temperatura. O motogerador a etanol é produzido pela VSE, uma sociedade entre a Vale e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que desenvolveu uma tecnologia totalmente nacional para que motores pesados possam gerar energia limpa, usando etanol sem qualquer tipo de aditivo.

O sistema inclui um sofisticado equipamento de controle e comando via internet e será instalado na Estação Antártica no início de novembro, logo após a chegada do navio Ary Rongel. Cerca de 15 dias depois, terá início um programa científico de avaliação, para assegurar que todos os requisitos de segurança operacional estejam adequados às rigorosas condições impostas pelo clima antártico.

Fonte: Valor