MENU

Philips vê desaceleração das vendas com fim da Copa do Mundo

Publicado: 19 Julho, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O grupo holandês de eletrônicos Philips prevê que o crescimento nas vendas irá perder força no segundo semestre, dada a fraqueza das economias europeia e norte-americana, com as vendas de televisores caindo após o fim da Copa do Mundo.

A perspectiva se contrapõe a resultados melhores que o esperado em mercados como China e Brasil.

A maior fabricante europeia de eletrônicos disse esperar que as vendas desacelerem no segundo semestre para a casa de um dígito, contra uma alta de 12% no primeiro semestre em meio a uma "contínua porém lenta" recuperação nos Estados Unidos e na Europa.

Os mercados emergentes -- cuja participação nas vendas globais cresceu de 29% para 34% no ano passado -- estavam impulsionando o crescimento na casa de dois dígitos no Brasil, China, Rússia e Índia.

A fabricante de tocadores de MP3, scanners MRI, torradeiras e máquinas de barbear registrou no segundo trimestre um lucro antes de juros, imposto e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de 527 milhões de euros (US$ 684 milhões), ante uma previsão média de 486 milhões de euros.

As vendas de 6,2 bilhões de euros e lucro líquido de 262 milhões de euros também vieram acima da previsão.O analista Victor Bareno da SNS Securities disse que os resultados não davam "a tendência positiva que a empresa apresentou nos trimestres anteriores"

Fonte: Reuters