MENU

Plenária da CNM/CUT no próximo sábado (31) vai debater o papel do movimento sindical nas eleições de 2020

“A CNM/CUT está ressaltando a importância dessas eleições 2020 como marco para o movimento sindical se apropriar cada vez mais e ter o papel significativo e diferenciado, inclusive para eleger candidatos do próprio movimento”, afirmou Paulão

Publicado: 29 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
Plenária SindicalPlenária Sindical
Plenária Sindical

No próximo sábado, 31, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) realizará virtualmente a Plenária Sindical “O Papel do Movimento Sindical nas eleições de 2020”.

O objetivo do encontro, que vai reunir dirigentes sindicais metalúrgicos de todo país, é destacar a centralidade da participação propositiva e ativa do Movimento Sindical nas eleições municipais de 2020, para construir e apoiar candidaturas que representem os interesses da classe trabalhadora e reiterar o papel dos diretores das entidades sindicais como sujeito político na sociedade.

Para o presidente da CNM/CUT e secretário Nacional Sindical do PT, Paulo Cayres, o Paulão, os trabalhadores e as trabalhadoras não podem eleger aqueles que não os representam, que não têm interesse de defender a classe trabalhadora e parar de eleger representantes das elites. Segundo ele, essa não é só uma opinião de um dirigente sindical e partidário, Isso é um diagnóstico.

"O que vemos no Congresso Nacional mostra esta realidade. Dos 513 deputados e deputadas apenas 130 são ligados à classe trabalhadora e ai fica díficil. Por isso que a CNM/CUT está colocando a importância dessas eleições 2020 como marco para o movimento sindical se apropriar cada vez mais e ter o papel significativo e diferenciado, inclusive eleger candidatos do movimento sindical. O dirigente sindical está pronto para fazer a defesa da classe trabalhadora em qualquer espaço porque é forjado na luta, na garra. Está todo dia lutando pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.  E ele dentro do parlamento vai conseguir transformar a luta em lei e é isso que a gente precisa!"

O secretário-geral da CNM/CUT, Loricardo Oliveira, disse que esta plenária vai aglutinar e dar conteúdo aos dirigentes para que possam fazer os debates nesta reta final de campanha em seus municípios e levar par aos trabalhadores a proposição da construção de um pais, onde o desenvolvimento, distribuição de renda, defesa dos direitos e da saúde estejam nesta pauta.

Segundo ele, a plenária tem caráter mobilizador neste momento tão importante da história.

“Iremos dialogar sobre a importância de construir um pais em que a liberdade, a democracia e a participação das pessoas sejam prioridade e isso passa pelo município. É fundamental que toda a direção nacional dos metalúrgicos participem porque acredito que os diretores sindicais também podem dirigir uma política construtiva na cidade que mora”, finalizou Loricardo.

Sobre inscrições: Segundo a entidade, é fundamental garantir a participação das mulheres, da juventude e de negros e negras e as Informações complementares como programa, uso da plataforma e link de acesso serão enviados na sexta-feira, dia 30 de outubro. A CNM/CUT também destaca: as inscrições devem ser enviadas diretamente às Federações, com os responsáveis a seguir:

- Federação Nordeste:  Fábio Dias

- Federação Minas Gerais: Marco Antônio de Jesus

- Departamento Santa Catarina: Marcondes Frontório

- Federação São Paulo: Kelly Galhardo

- Federação Rio Grande do Sul: Filipetto

- Espírito Santo: Roberto Pereira

- Paraná: Claudir Messias

- Rio de Janeiro: Edson Rocha

- Manaus: Dulce

- Pernambuco: Elisângela da Silva