SEG, 31 de mai / 2021

Plenária da FEM-CUT em SP aprova pauta da campanha salarial 2021

O tema deste ano será “Campanha Salarial 2021 é + salário, + vacina, + emprego, + direitos, + unidade”

Crédito: Adonis Guerra
Plenária FEM/CUT
Plenária FEM/CUT

Na manhã deste sábado (29) os Metalúrgicos do ABC participaram da plenária estatutária online com representantes dos 14 sindicatos que compõem a FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) para definir e aprovar os principais pontos da pauta de reivindicações para a Campanha Salarial deste ano. A plenária contou com 92 delegados e delegadas, que para manter o isolamento social, votaram em uma plataforma virtual.

O tema deste ano será “Campanha Salarial 2021 é + salário, + vacina, + emprego, + direitos, + unidade”. Os eixos são: preservação da saúde e da vida; garantia de emprego; aumento salarial que restabeleça o poder aquisitivo do trabalhador; valorização das normas coletivas de trabalho; política industrial com nacionalização de componentes, máquinas e equipamentos.

O presidente da FEM/CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, ressaltou que nesta campanha os Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo têm como objetivo cobrar os direitos retirados dos trabalhadores desde o golpe em 2016 e da implantação da reforma trabalhista.

“Enquanto estamos sofrendo com os ataques e a pandemia o lado empresarial, com parte do Congresso e governo federal, continuam tentando tirar nossos direitos. Nesta Campanha Salarial é necessário que a gente aumente o tom”, afirmou.

Luizão também destacou que a unidade dos companheiros durante toda a campanha salarial é fundamental para a recuperação dos direitos. “Nosso propósito é discutir e recuperar nosso poder de compra. Precisamos mostrar para os patrões o quanto subiu a gasolina, o gás e o óleo. Nós precisamos fazer com que o salário dos metalúrgicos e das metalúrgicas volte a ter o poder de compra que tinha em anos anteriores. A Campanha Salarial 2021 tem que ser mais!”, completou.

A partir da aprovação na plenária da FEM/CUT, os sindicatos vão realizar assembleias para apreciação das pautas nas respectivas bases até o dia 15 de junho. As pautas estão previstas para serem entregues aos representantes patronais no dia 29 de junho. Estarão em campanha cerca de 162 mil trabalhadores metalúrgicos.

*matéria publicada no site do SMABC

Com a Palavra

TER, 16 de fev / 2021

Por que é necessário nacionalizar a Ford e criar uma montadora brasileira?

Escrito pelo diretor executivo do Sindicato e presidente do Industriall-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, e pelo presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil e diretor da Unicopas, Leonardo Pinho

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700