MENU

Postura anti-sindical da PSA Peugeot-Citroen na Rússia

Publicado: 01 Novembro, 2012 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Membros do Sindicato Inter-regional de trabalhadores automotivos (MPRA) Dmitry Kozhnev e Olga Masson, foram espancados esta tarde (31) pela segurança da planta "Peugeot-Citroen" em Kaluga.

O ataque aos sindicalistas aconteceu no parque de estacionamento ligado às instalações da empresa enquanto distribuíam folhetos. Cinco guardas liderados por um certo Sidorov derrubaram Dmitry e Olga no chão, bateram neles  e destruiram um telefone celular no qual os ativistas tentaram tirar fotos do guarda que os atacava.

Além disso, os guardas bloquearam os trabalhadores MPRA no estacionamento até a polícia chegar. A última coisa que Dmitry e Olga tiveram tempo de dizer foi que eles estão na polícia. Depois disso não foi possível contato com eles.

No MPRA acreditam que desta forma a "Peugeot-Citroen" tenta evitar a criação de um sindicato na empresa. Os companheiros Kozhnev e Masson temem que a pressão policial sobre eles vai continuar. Forças estruturais de segurança em Kaluga têm repetidamente mostrado um interesse doentio aos sindicalistas, especialmente durante e após a greve de março na "Benteler". Em particular, o Centro de luta contra o extremismo foi colocado sob vigilância no escritório MPRA.

A CNM CUT é solidária com a luta dos Companheiros e Companheiras na Rússia, vamos denunciar a Peugeot-Citroen na reunião da IndustriAll em dezembro, para tomarmos providências frente as atitudes anti-sindicais na Rússia. Em lugar nenhum do  mundo podemos admitir uma atitude dessa! João Cayres – Secretário Geral e de Relações Internacionais da CNM CUT

Fonte: Imprensa CNM/CUT