MENU

Proposta de PPR é aprovada com 96,68% dos votos na YKK

Além do crescimento de 2,94% em comparação ao ano passado, o SMetal garantiu que todos os trabalhadores da fábrica recebam o mesmo benefício, independente se tiveram os contratos suspensos ou não

Publicado: 26 Novembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Com crescimento de 2,94% em comparação ao valor negociado no ano anterior, os metalúrgicos da YKK aprovaram o acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2020.

Além do aumento, durante a negociação, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) conseguiu garantir ainda que todos os trabalhadores recebam o mesmo valor do benefício, independente se ficou em suspensão do contrato de trabalho ou não.

Para o diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Junior Saldanha, que representa a entidade nas negociações com a YKK, o resultado da negociação foi bastante positivo. “Em meio à pior crise econômica que já tivemos, alcançar um crescimento no valor total e também essa garantia do PPR para todos é muito importante para complementar o orçamento familiar dos trabalhadores”, conta.

Ele lembra que a negociação foi bastante dura e que os metalúrgicos da fábrica estavam ansiosos por uma proposta que atendesse suas reivindicações. “O processo para chegarmos a esse acordo não foi fácil, mas o apoio e entendimento dos trabalhadores foram imprescindíveis, que nos deram seu voto de confiança aprovando a proposta do PPR”, enfatiza Saldanha.

Dos 315 trabalhadores da fábrica abrangidos no acordo – entre eles funcionários efetivos, estagiários e aprendizes – 241 participaram da assembleia eletrônica; ou seja, 76,51% dos funcionários aptos. Desses, 233 (96,68%) foram favoráveis ao acordo e apenas 8 (3,32%) contrários.

Com o acordo aprovado, a primeira parcela será paga em dezembro deste ano e a segunda, após aferição das metas, até abril de 2021. Por deliberação da diretoria do SMetal, os valores não são divulgação para não atrapalhar negociações em andamento em outras fábricas, nem expor o trabalhador.

A votação eletrônica ficou disponível por 24 horas, entre às 16h de quarta-feira, 25, e às 16h de quinta, dia 26 de novembro. A YKK fica na zona industrial de Sorocaba e fabrica zíper.

*Matéria publicada no site do Smetal