MENU

Rede Sindical de Trabalhadores na ZF realiza encontro na sede da CNM/CUT

Publicado: 18 Novembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
Encontro reuniu representantes das plantas da ZF de Sorocaba e ABCEncontro reuniu representantes das plantas da ZF de Sorocaba e ABC
Encontro reuniu representantes das plantas da ZF de Sorocaba e São Bernardo do Campo

Terminou na tarde desta sexta-feira (18) o encontro da Rede Sindical de Trabalhadores na ZF. A atividade, que começou nesta quinta-feira (17), aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

No primeiro do encontro, os participantes discutiram temas estratégicos para avançar nas reivindicações e demandas dos trabalhadores, como investimentos da empresa em cada planta, pautas sindicais de cada região, participação dos trabalhadores nas assembleias e desempenho global do grupo ZF. Participam do encontro metalúrgicos nas plantas da ZF de Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP).

Para o coordenador da Rede, Adalberto Aparecido de Oliveira, um dos principais debates do encontro foi sobre a indústria 4.0, conhecida como a quarta revolução industrial, que cria cadeias de produção de forma autônoma. "É um movimento que deverá reduzir empregos, além de precarizar as condições de trabalho. É um processo que está sendo liderado pelas empresas, por isso precisamos nos organizar para não sermos prejudicados", contou. 

Crédito: CNM/CUT
- -
 Trabalhadores na ZF se encontram na sede da CNM/CUT

Já segundo José Ribamar, trabalhador na fábrica do ABC, o encontro é importante para troca de informações, além das propostas para enfrentar os desafios dos metalúrgicos no grupo ZF. "O futuro dos trabalhadores será muito complicado com a atual conjuntura do nosso país. Temos que nos unir para lutar contra os problemas enfrentados nas plantas", afirmou.

A ZF é um dos maiores produtores mundiais de peças automotivas, especialmente transmissões.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)