TER, 06 de abr / 2021

Região Metropolitana de Sorocaba tem mais de 188 mil casos de covid-19

Os óbitos pela doença passam de 3 mil; levantamento do Sindicato dos Metalúrgicos encontrou desatualizações e foi realizado a partir de dados divulgados pelas prefeituras de cada município da RMS

Crédito: Divulgação
Smetal faz levantamento sobre casos de Covid em Sorocaba e Região
Smetal faz levantamento sobre casos de Covid em Sorocaba e Região

Os 27 municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) somam 188.236 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020. O levantamento, realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), mostra que foram registrados 3.245 óbitos pela doença, sendo que Sorocaba concentra 1.194 mortes.

Foram analisados números divulgados oficialmente pelas prefeituras das seguintes cidades: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Todos os municípios possuem um portal oficial de informações na internet, além de concentrar um espaço, dentro desses meios de comunicação, destinado para atualizações sobre o status da covid-19 nas respectivas cidades. São organizados dados como o número de casos confirmados e descartados, a quantidade de óbitos, pacientes recuperados e, em alguns casos, esperas por leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Das 27 prefeituras da RMS, apenas 11 mantêm boletins epidemiológicos atualizados até a data mais recente (neste caso específico, dias 05 e 06 de abril) no portal oficial do município, tido como base para reportagens jornalísticas, consultas da população e outros estudos que levem em consideração números confiáveis e oficias. A maioria das prefeituras posta esses boletins em uma página na rede social – que muitas vezes não é acessada por toda a população já que nem todo mundo possui uma conta no Facebook ou Instagram.

Até a tarde desta terça-feira, 06, apenas Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Itu, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim estavam com os dados atualizados no portal oficial da cidade. Os municípios restantes contavam com registros nas redes sociais, enquanto o site estava com números, até mesmo, de meses anteriores.

“É muito importante realizar o levantamento da covid-19 em nossa região, levando em consideração que o último registro deste tipo está em junho de 2020. Além disso, realizar esse estudo permite perceber se a prerrogativa da ‘transparência’ tem sido respeitada pelas prefeituras das cidades. No meio de tanta disseminação de fake news sobre o assunto, atualizar o portal oficial é um serviço público”, comenta Leandro Soares, presidente do SMetal.

*Veja a matéria completa no site do Smetal

 

Com a Palavra

TER, 16 de fev / 2021

Por que é necessário nacionalizar a Ford e criar uma montadora brasileira?

Escrito pelo diretor executivo do Sindicato e presidente do Industriall-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, e pelo presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil e diretor da Unicopas, Leonardo Pinho

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700