MENU

Renault comemora marcos históricos de produção no Brasil

Publicado: 02 Junho, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Renault está comemorando marcos de produção de suas fábricas brasileiras no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, PR. Em operação desde o fim de 1998, as fábricas celebraram produção de um milhão de veículos e dois milhões de motores.

Com investimentos de US$ 750 milhões a fábrica de veículos de passeio foi inaugurada em 1998. Com capacidade produtiva para montar 224 mil veículos/ano atualmente produz Sandero, Logan e Grand Tour. A fábrica ainda integra a estamparia, responsável pela produção de mais de 10 milhões de peças/ano destinadas tanto ao mercado interno quanto exportações.

Em 2010 saíram das linhas de montagem da fábrica brasileira da Renault mais de 160 mil veículos. Para este ano a expectativa é de superar as 210 mil unidades, 30% acima do ano passado.

A Renault pretende chegar em breve às 300 mil unidades comercializadas no Brasil em 2016. Para alcançar este volume estuda nova fábrica, que pode tanto ficar no próprio complexo Ayrton Senna – preferência do presidente Jean-Michel Jalinier – quanto em outro país, como México ou Argentina. A decisão sairá em 2012.

Ainda neste junho a unidade iniciará produção em terceiro turno pela primeira vez desde a inauguração.

Para colocar a fábrica de motores em operação, o que ocorreu em 1999, a Renault investiu US$ 150 milhões. Além de atender à demanda da fábrica de veículos, que consome 62% do total fabricado, a produção de motores também é destinada às exportações: 22% vão para a Renault Argentina, 13% Colômbia e 4% Romênia e México. Em seus primeiros anos forneceu também propulsores 1 litro à concorrente PSA Peugeot Citroën.

A fábrica produz atualmente 1,4 mil motores/dia dos modelos K4, D4 e K7M, flex e gasolina, e D7 gasolina. Na unidade também são usinadas peças como cabeçotes, virabrequins, blocos e coletores.

Fonte: Autodata