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Renault eleva projeção de vendas globais de carros

Marca registra alta de 21,6% nas vendas de automóveis e comerciais leves.Brasil ficou em sexto lugar no balanço de vendas da marca

Publicado: 12 Julho, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

subiram 21,6% (Foto: Divulgação)A montadora francesa Renault elevou sua perspectiva para os mercados globais este ano, afirmando que a demanda se mostrou mais robusta em algumas regiões do que o anteriormente previsto. A companhia acredita que o mercado europeu de carros cairá entre 7% e 9% este ano, contra uma previsão anterior de redução de 10% nas vendas por toda a indústria no continente.

Quando considerado o mercado mundial, a Renault estima alta de 8% nas vendas de automóveis, puxadas por mercados emergentes.

A empresa disse que o lançamento de novos produtos como o Megane Coupe-Cabriolet ajudou a impulsionar suas vendas e fatia de mercado no primeiro semestre.

"Há mercados que estão melhores que o esperado", disse o diretor comercial da montadora, Jerome Stoll, em entrevista coletiva. "Quando fizemos nossas previsões anteriores esperávamos, por exemplo, que o mercado alemão recuasse fortemente contra 2009. A queda vem ocorrendo, mas em um ritmo mais suave que o previsto."

Vendas da Renault

A Renault disse que suas vendas globais de automóveis e comerciais leves subiram 21,6% no primeiro semestre, para 1,347 milhão de unidades, representando market share de 3,9%, ou 0,2 ponto a mais que um ano antes.

O grupo disse que sua fatia de mercado cresceu em 12 de seus 15 principais mercados, apesar de a participação ter caído na Alemanha, maior mercado automotivo da Europa.

De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (8) pela companhia o incremento nas vendas no primeiro semestre ocorreu em todas as marcas, sendo 19,9% para veículos da linha Renault, 18,2% para a marca Dacia e 61,0% na divisão Renault Samsung Motors.

"Estes resultados podem ser explicados primeiramente ao forte momento do mercado estabelecido pela renovação em todas as três marcas e também pelas medidas adotadas para dar suporte ao mercado automotivo", comentou Stoll.

Os três países nos quais a Renault perdeu espaço durante o primeiro semestre foram Alemanha - quarto maior mercado da companhia - Argentina e Irã.

A empresa destacou seu resultado expressivo no Norte da África, onde houve alta de 14,2% nas vendas do primeiro semestre deste ano e a participação da empresa foi elevada em seis pontos percentuais para 31.1%. O maior salto de participação de vendas para a Renault (6,5 pontos percentuais), no primeiro semestre, ocorreu na Argélia, que teve 37.306 veículos vendidos.

O Brasil, em sexto lugar, comercializou 64.499 veículos da empresa no primeiro semestre - alta de 26,6% em relação às vendas registradas em igual período no ano passado.

Fonte: G1, com informações da Reuters e do Valor Online