MENU

Renault eleva vendas em 4,7% no 1º semestre

Publicado: 10 Julho, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Nos primeiros seis meses do ano, o Grupo Renault vendeu 1,36 milhão de veículos no mundo, o que representou aumento de 4,7% sobre o primeiro semestre de 2013,   informou comunicado divulgado na última terça-feira (8). O desempenho das marcas Renault e Dacia na Europa, impulsionadas pelos modelos Clio, Captur, Duster e Sandero, permitiu que o grupo compensasse a desaceleração de seus principais mercados emergentes.

No mercado europeu, os licenciamentos das marcas do grupo avançaram 18%, para 776,2 mil veículos, elevando sua participação em 1 ponto porcentual, para 10,2% no continente. O crescimento do grupo está muito acima da alta das vendas no mercado local, que no primeiro semestre fechou em 6,5% acima do mesmo período do ano passado.

A Renault encerrou o período com crescimento de 13%, para 1,06 milhão de unidades entre automóveis e comerciais leves, ao mesmo tempo em que a Dacia, com 263,1 mil unidades, cresceu 24,3%.

“No primeiro semestre de 2014, na Europa, as vendas da marca Renault estão em crescimento graças aos modelos Clio e Captur. A Dacia é a marca da região que apresenta maior avanço. Estas performances permitem anular o impacto da queda de nossos principais mercados emergentes e manter o grupo em sua dinâmica de crescimento”, destacou Jérôme Stoll, membro do comitê executivo e diretor comercial do grupo.

Enquanto isso, fora da Europa, as vendas da Renault recuaram 9%, para 582,1 mil unidades, representando 43% das vendas totais – há um ano esta participação era de 50%. O resultado foi impactado pelas quedas das vendas totais em mercados como Argélia (-31%), Turquia (-26%), Argentina (-24%), Rússia (-8%), Brasil (-7%) e Índia (-5%).

Apesar disso, as vendas no Brasil, o segundo maior mercado do grupo, atrás apenas da França, aumentaram 7,97%, para 110,1 mil unidades, elevando a participação em 1 ponto porcentual, para 7% (leia aqui). O resultado no País ajudou a reduzir o índice de queda na América Latina para 2%, com 205,3 mil veículos, enquanto o mercado geral na região caiu 9% no primeiro semestre.

Na Ásia-Pacífico, com 110,9 mil, houve recuo de 12%, também queda de 15% na região Euromed-África e 7% na Eurásia.

Perspectivas para 2014
No segundo semestre, o Grupo Renault aposta que ocorrerá evolução dos principais mercados, prevendo um aumento na Europa, em ritmo anual de 3% a 4%, puxado pela França, em alta de 1%.

“Ao continuar com a renovação dos modelos Logan e Sandero em todo o mundo, teremos condições de resistir nos mercados emergentes em recuo. Na Europa, os lançamentos iminentes do novo Twingo e do novo Trafic permitirão confirmar a tendência do primeiro semestre. Neste contexto, confirmamos nossas previsões de crescimento de participação de mercado na Europa e alta de nossas vendas em todo o mundo” declarou Stoll.