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Renault está ocupando espaços fora da Europa

Publicado: 04 Outubro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Renault vê e sente o Brasil como seu mais importante mercado fora da Europa. Em 2010 deve negociar 110 mil unidades e encerrar 2011 com 150 mil. Seu presidente no Brasil, Jean-Michel Jalinier, disse na sexta-feira, 1º, durante o Salão de Paris "que é uma projeção de crescimento adequada à meta da aliança Renault Nissan de conquistar 10% participação no País até 2015".

Para ganhar maior fatia, hoje 5,6% até agosto, a empresa tem programado diversos lançamentos em segmentos nos quais ainda não atua. Suas ações começam com o sedã Fluence, principal atração da Renault no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, depois o utilitário esportivo médio Duster, destacado para chegar ao País no segundo semestre de 2011, e finalmente uma picape compacta, ainda a ser definida. Tudo leva a crer, no entanto, ser um modelo derivado do Logan, já que a versão existe na Europa: "Temos várias opções, mas é certo que para ampliar nossa participação precisamos de uma picape".

Na contramão da estratégia, porém, a Renault abandonou há pouco tempo o mercado de monovolumes com o fim da produção do Scénic em São José dos Pinhais, PR, apesar do seu pioneirismo ao inaugurar o segmento no País: "Temos vontade de voltar, mas hoje a Renault não tem um produto adequado para substituir o Scénic no mercado brasileiro".

Elétricos - Em parceria com a Prefeitura de São Paulo a Renault iniciará testes com seus modelos elétricos. No ano que vem chegam as primeiras unidades do Leaf e, em 2012, o Zoe e o Twizy e Zoe.

Fonte: AutoData