MENU

Renault-Nissan abrirá fábricas em Portugal e no Reino Unido

Publicado: 20 Julho, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O governo português e a Renault-Nissan anunciaram hoje que Portugal e o Reino Unido receberão as duas fábricas europeias da multinacional que produzirão baterias de lítio para automóveis elétricos.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, informou, além disso, em um ato público com os diretores da Renault-Nissan, que o país concederá bônus de 5.000 a 6.500 euros por veículo para compras de carros elétricos e uma isenção de 50% no imposto de renda, no caso de frotas de empresas.

Sócrates destacou a importância da nova fábrica da Renault-Nissan em seu país, o que significa um investimento inicial de 250 milhões de euros para produzir entre 50 mil e 60 mil baterias e anunciou também que as frotas dos organismos públicos serão formadas em 20% por carros elétricos.

O vice-presidente da Renault-Nissan, Eric Nicolas, que participou com outros diretores da companhia da apresentação do acordo com o governo português, ressaltou o propósito de sua firma de apostar em carros elétricos e lembrou que Portugal foi o primeiro país europeu a assinar, no ano passado, um acordo para promover a iniciativa.

Sócrates ressaltou que seu país já colocou em andamento um plano para que haja mais de 300 estações de recarga de baterias de automóveis elétricos por todo o país, ainda este ano, como uma forma de apoio às energias limpas, que já representam 40% da eletricidade consumida pelos portugueses.

"Chegou a hora do automóvel elétrico", proclamou Sócrates, que considerou este veículo "um novo paradigma da economia" e uma forma importante de reduzir a poluição e as emissões de gases de efeito estufa.

Fonte: Agência EFE