MENU

Renault Nissan apresenta agenda para elétricos

Os planos incluem início de vendas dos primeiros veículos elétricos Nissan no fim deste ano no Japão e nos Estados Unidos

Publicado: 15 Junho, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Em entrevista para a imprensa europeia o presidente da Aliança Renault Nissan, Carlos Ghosn, disse que os investimentos feitos permitirão às duas empresas vender 500 mil unidades elétricas antes de 2015, de acordo com informações da agência de notícias Portal Automotriz.

Os planos incluem início de vendas dos primeiros veículos elétricos Nissan no fim deste ano no Japão e nos Estados Unidos. Em 2011 as vendas de modelos Renault, possivelmente Fluence e Kangoo, devem começar na Europa. Estes modelos terão autonomia de 160 quilômetros, o que atenderia às necessidades dos usuários que em 80% dos casos percorrem menos de 100 quilômetros por dia.

Ghosn confirmou os planos de lançamento de outro modelo elétrico, o Zoe, programado para 2012, apesar das resistências por tratar-se de um nome feminino.

Empréstimos - Carlos Ghosn afirmou que a Renault devolverá antes do fim deste ano no mínimo € 500 milhões dos € 3 bilhões que recebeu do governo francês no começo de 2009 para evitar problemas de liquidez. Segundo ele o Grupo PSA Peugeot Citroën também fará a devolução de parte do empréstimo no mesmo período.

Para Ghosn, apesar de o setor automotivo estar saindo da crise, na Europa a situação não é tão positiva. A região enfrentará período de menor crescimento econômico mas acredita que isso não afetará o setor com relação aos empregos porque as fábricas europeias apresentam mais competitividade para exportação.

A respeito de aliança com a Daimler afirmou que servirá para compartilhar tecnologias, reduzindo custos para as empresas e aumentando a escala de produção.

Fonte: AutoData