MENU

Renault-Nissan e Acciona se unem para criar veículo elétrico na Espanha

Publicado: 06 Abril, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O que levaria uma montadora a se unir a um dos maiores produtores mundiais de energias renováveis? Na era em que os automóveis são vistos como vilões por emitirem gases poluentes, o combustível ideal pode surgir da eletricidade limpa.

É bom para satisfazer as legislações mais severas, é interessante do ponto de vista de marketing por divulgar uma imagem de "ambientalmente responsável" da empresa e é melhor ainda para atrair vendas.

A Renault-Nissan e a Acciona, produtora de energia, acabam de assinar um acordo de colaboração para desenvolver um veículo elétrico na Espanha. O acordo foi fechado por Jean-Pierre Laurent, presidente da Renault Espanha, Manuel de la Guardia, conselheiro-geral da Nissan Iberia, e Carmen Becerril, presidente da Acciona Energía.

Pelo acordo, a Acciona contribuirá com sua experiência no desenvolvimento de uma rede de recarga inteligente e fornecerá serviços associados, a exemplo da energia de origem renovável. Este desenvolvimento será feito de acordo com as previsões da Aliança Renault-Nissan para a comercialização de veículos elétricos.

Já a Renault-Nissan garantirá a compatibilidade da rede com os veículos elétricos e seus sistemas de navegação, a fim de localizar os pontos de recarga disponíveis. A Aliança Renault-Nissan incluirá o sistema de recarga na oferta comercial associada ao veículo.

A Espanha é considerada peça-chave deste dispositivo, por conta da presença industrial e comercial que a Renault e a Nissan têm no país.

Em outubro, a Renault anunciou a produção de um veículo derivado do carro conceito "Twizy Z. E.", em sua fábrica de Valladolid. Alguns meses mais tarde, a Aliança assinou os primeiros acordos com a Prefeitura de Barcelona e o Conselho Regional de Andaluzia para o desenvolvimento de veículos elétricos.

Fonte: Brasil Econômico