MENU

Renault perde 2,7 bilhões de euros no segundo trimestre

Publicado: 31 Julho, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Renault anunciou prejuízo de 2,7 bilhões de euros no segundo trimestre, contra lucro de 1,6 bilhão de euros no mesmo período do ano passado. O faturamento cedeu 23,7%, para 16 bilhões de euros, gerado, dentre outras coisas, pela queda nos volumes de venda de automóveis na maior parte das regiões do mundo, de acordo com seu comunicado.

O presidente Carlos Ghosn destacou a geração positiva de caixa no período - o grupo encerrou o primeiro semestre com 848 milhões de euros -, fruto de plano de ação iniciado em julho do ano passado que se antecipou à crise.

"A Renault prepara-se, agora, para o momento pós-crise, com a chegada de veículos com emissão zero em 2011, expansão dos modelos de entrada, consolidação da presença em mercados emergentes e aceleração das sinergias com a Nissan."

Os incentivos fiscais de diversos governos favoreceram as vendas de veículos na primeira metade do ano, fazendo com que a Renault revisasse para mais de 57 milhões de unidades a sua projeção de mercado mundial, 12% abaixo do volume de 2008, contra expectativa anterior de 15% de retração.

Neste contexto, diz o documento divulgado pela Renault, os objetivos traçados para o ano - fluxo de caixa positivo e aumento de participação no mercado - serão alcançados.

Fonte: Autodata