MENU

Renault registra sua 1ª perda líquida anual em 13 anos

Publicado: 11 Fevereiro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Renault, segunda maior montadora de veículos da França, reportou hoje (11) seu primeiro prejuízo anual em 13 anos e previu uma contração de 10% na demanda da Europa em 2010.

A companhia registrou uma perda líquida de ? 3,1 bilhões (US$ 4,3 bilhões) em 2009, em comparação ao lucro líquido de ? 571 milhões registrado um ano antes.

O resultado da montadora francesa veio pior que o projetado pelos analistas consultados pela Bloomberg News, que estimavam em média por um prejuízo de 2,6 bilhões no período.

A receita da Renault caiu 10,8% no ano passado, em termos anuais, para ? 33,7 bilhões.

Excluindo itens extraodrinários, a companhia registrou um prejuízo operacional de ? 396 milhões em 2009. A cifra é superior frente ao lucro operacional de 326 milhões registrados um ano antes.

Em declaração, o brasileiro Carlos Ghosn, presidente da Renault, afirmou que a empresa aumentou sua participação no mercado e teve fluxo de caixa positivo, apesar da crise financeira global, mas admitiu que espera mais dificuldades no futuro para a vital participação da Renault no mercado europeu.

"As condições econômicas vão permanecer difíceis em 2010, com uma queda de 10% no mercado europeu", declarou o brasileiro à imprensa.

"Nós coninuamos com nosso trabalho de construir a Renault do período pós-crise, com o objetivo de avançar nas vendas na Europa", acrescentou.

Ele prometeu ainda o lançamento de seis novos modelos e carros com emissão zero em 2011.

A Renault também pretende fortalecer sua posição nas economias emergentes e aumentar a cooperação com a parceira global japonesa Nissan.

A montadora cortou custos em 17% durante 2009 e quase metade de suas perdas vieram das subsidiárias.

Fonte: Brasil Econômico