MENU

Rio Tinto Alcan prevê investir até US$ 4 bi no Paraguai

Em novembro, a empresa já havia elevado a projeção de investimento total no projeto de 2,5 bilhões para 3,5 bilhões de dólares

Publicado: 01 Abril, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Rio Tinto Alcan disse nesta quarta-feira que planeja investir entre 3,5 e 4 bilhões de dólares no Paraguai, ante projeção anterior de até 3,5 bilhões de dólares, para instalar a maior planta de alumínio da companhia no mundo, disse o diretor do projeto.

Em novembro, a empresa já havia elevado a projeção de investimento total no projeto de 2,5 bilhões para 3,5 bilhões de dólares, porque expandiu a capacidade de produção da fábrica para 674 mil toneladas.

"É uma questão de custos e faixas. O investimento seria o mesmo que anunciamos (...), mas a faixa superior é de 4 bilhões de dólares", disse Juan Pazos Romero, diretor de desenvolvimento de negócios para as Américas durante o Reuters Latin American Investment Summit.

A companhia, uma unidade da mineradora global Rio Tinto, manteve seu objetivo início de operação da planta em 2016, embora o executivo tenha dito que o cronograma "é muito exigente".

"A planta deve ser instalada em um raio de 30 a 50 km da Ciudad del Este, em Encarnación, no sudeste do país, entre as grandes hidrelétricas em que o país é proprietário com Argentina e Brasil", disse o executivo.

"Este projeto tem a capacidade de transformar o Paraguai, dando estabilidade e desenvolvimento industrial porque atrairá centenas de outras pequenas, médias e grandes empresas", assinalou.

Fonte: Exame