MENU

Rolls-Royce aposta na fabricação de navios WIV

Empresa acredita que nos próximos anos embarcações para intervenções em poços estarão entre as principais encomendas da empresa para a Petrobras

Publicado: 10 Junho, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Rolls-Royce acredita que nos próximos anos embarcações para intervenções em poços -well intervention vessels - estarão entre as principais encomendas da empresa para a Petrobras, afirma o vice-presidente de Tecnologia Submarina da companhia britânica, Per Ingeberg. Ele explica que as unidades facilitam o serviço, tradicionalmente, executado por plataformas.

"Essas embarcações, ao contrário das plataformas, são mais práticas por se movimentarem com maior facilidade, além de serem equipadas com um sistema de controle de tensão de cordas, que otimiza seu trabalho", conta.

Como comparação, o executivo cita o caso da Skandi Santos, recentemente contratada por cinco anos do consórcio Aker Solutions, Norskan e DOF Subsea, para instalar equipamentos submarinos. Embora a finalidade seja diferente, a lógica por trás dos ganhos da petroleira brasileira com o afretamento é a mesma.

"Com a unidade, a Petrobras leva apenas quatro dias para instalar uma árvore de natal. Antes, com as sondas, levava sete dias. A diferença equivale a uma economia de US$ 150 mil", diz Ingeberg.

Fonte: Energia Hoje