MENU

Scénic, o primeiro Renault feito no Brasil, sai de linha

Publicado: 29 Julho, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Scénic, primeiro automóvel a sair das linhas da Renault no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, deixará de ser produzido a partir da semana que vem. A informação foi confirmada pelo departamento de comunicação da fabricante, que creditou o fim de sua produção em função das baixas vendas do modelo - foram apenas 890 unidades no primeiro semestre.

Desde 1999 foram produzidos mais de 140,4 mil unidades do modelo na fábrica brasileira, tanto para o mercado doméstico quanto para exportação. Por aqui, o automóvel conhecido por inaugurar a era de monovolume no mercado nacional parou em sua segunda geração, enquanto na Europa começaram os testes para o seu quarto ciclo. Por enquanto, a Renault diz que o Scénic não será mais vendido no Brasil, sem planos de importação.

O modelo chegou a liderar por três anos seguidos o segmento de monovolumes, mas desde 2006 apresenta forte redução nas vendas. De mais de 13 mil emplacamentos em 2002, o Scénic despencou para pouco mais de 2,5 mil no ano passado, segundo os dados da Fenabrave.

Mas não foi apenas o modelo da Renault que apresentou queda nas vendas: o segmento inteiro encolheu. Em 2003, passaram das 30 mil unidades e, no ano passado, foram pouco mais de 19,6 mil.

Fonte: AutoData