MENU

Segunda Assembleia Sindical Mundial acontece nesta quinta (20)

Metalúrgic@s e trabalhad@res de diversas categorias participarão virtualmente do debate “Para além da Pandemia: Trabalhadores Organizando para um futuro público – comum”

Publicado: 18 Agosto, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Assembleia MundialAssembleia Mundial
Assembleia Mundial

Na próxima quinta-feira (20) sindicatos e centrais sindicais do norte e do sul do planeta, em sua grande parte da rede TUED (Sindicatos por democracia energética) vão se encontrar virtualmente na Assembleia Global de Sindicatos (GTUA em ingles) “Para além da Pandemia : Trabalhadores Organizando para um futuro público – comum”.

Isso quer dizer que as entidades vão debater um Estado onde se coloque a vida das pessoas acima dos lucros, uma sociedade que vise o bem estar comum e que os interesses públicos sejam acima dos interesses privados.

Este é o segundo encontro de sindicatos de uma série de 7 assembleias programadas. A primeira foi dia 9 e as outras acontecerão nos dias 25 e 27 de agosto e 1, 3 e 9 de setembro. [agenda completa abaixo]

Entre os convidados, além da CNM-CUT, podemos citar a NUMSA ( Africa do Sul) , KMWU ( Corea) , NTUI ( India) , UNITE ( Inglaterra) , UNIFOR ( Canadá) , SME ( México) , USO e SINTRACARBON ( Colombia) , ISP( seviços publicos) UNI( serviços privados)  e ICM ( construção e madeira) e Centrais sindicais como CSP-CONLUTAS e CTA ( Argentina) .

“Para nós da CNM a realização das assembléias não significa e não  deve ser entedida como uma tentativa de criação de uma estrutura internacional paralela e concrrente com as já existentes no nosso caso Industriall Global União ou no caso das centrais sindicais da  CSA e CSI . Nosso compromisso e investimento politico e material segue sendo Industriall , mas acreditamos que as assembléias pemite outro tipo de articulação de sindicatos pela base e que podem fazer avançar as lutas e fortalecer nossas instancia e organismos internacionais”, diz trecho da convocatória da CNM/CUT.

Para o Secretario Internacional da entidade, Maicon Michel, além de um espaço de articulação internacional estratégico pra luta d@s trabalhador@s, é um lugar importante pra articular ações de resistência em um momento em que há uma escalada na retirada dos direitos dos trabalhadores com o forma de se sair da crise, preservando os escandalosos lucros do Capital financeiro transnacional.

“Os trabalhadores não podem pagar a conta da epidemia na qual, estatisticamente já são os mais afetados. A questão da soberania nacional dos países para administrar seus recursos públicos e minerais para o bem comum  e os insumos necessários para o enfrentamento da COVID-19 também é estratégico. Não podemos aceitar que continue havendo golpes de Estado para se apropriar dos recursos naturais estratégicos no desenvolvimento dos países do Sul global, principalmente na América Latina, como ocorrido no Brasil, e recentemente na Bolívia”, destacou.

São 7 assembleias programadas

9/7 – teve como eixo” Sindicatos Unidos : Um Mundo a ganhar, nosso companheiro Maicom paarticicipoude uma mesa aonde sindicatos do norte e do sul expusseram suas visões sobre sindicalismo na luta or uma nova sociedade.

20/8 – Por um futuro público comum

25/8- Defesa e restauração de serviços públicos vitais :saúde,educação , correos, energia transporte

27/8-  Para alélm da falta de segurança – um novo enfoque para o trabalho, os salários e a distribuição da riqueza

1/19 – Aumentar a propiedade pública e o controle democrático da enérgia para abordar a crise climática e criação de empregos socialmente necessários

3/9 – pelo fim da politica de austeridade . financiamento público para contruir o futuroque queremos

10/9- Para além da pandemia: internacionalismo e construção de Movimentos.

Serviço

Registre-se: https://tinyurl.com/gtua2020-register

Para mais informações: https://tinyurl.com/GTUA2020

Facebook: https://www.facebook.com/GTUA2020

Twitter: https://twitter.com/gtua2020