MENU

Sem proteção social não há trabalho decente, diz trabalhadora de confecção

No Dia Mundial do Trabalho Decente, destacamos o impacto do COVID-19 nos trabalhadores do vestuário, bem como na campanha global que visa alcançar a proteção social para esta força de trabalho

Publicado: 08 Outubro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Pavi Pavi
Pavi 

Quando Pavi * perdeu o emprego, há dois anos, tudo mudou. Anteriormente, ela havia trabalhado como operadora em uma fábrica de roupas de Bangladesh por mais de uma década. Agora ela perdeu sua fonte de renda e está lutando para sustentar seus três filhos.

"Tenho três filhos. Meu marido está paralisado, muito doente. Eu sou a única fonte de sustento para a família. Meus filhos estudam na escola. Tenho que pagar as despesas do médico. São tantas despesas. Eu mal posso suportar. As crianças vão à escola e preciso de muito dinheiro, mas não ganho nada.

Os países do hemisfério sul que produzem roupas oferecem às grandes marcas impostos baixos e regulamentação frouxa, mas poucas marcas cumprem suas obrigações com os trabalhadores das fábricas.

O caso de Pavi não é isolado. Poucos trabalhadores do setor de confecções têm rede de segurança. Uma doença, gravidez ou dispensa podem catapultar famílias para a destituição virtual.

A pandemia COVID-19 destacou e ampliou a vulnerabilidade dessa força de trabalho.

Shayan * foi demitido após faltar ao trabalho porque sua esposa ficou doente. Ele trabalhava na mesma fábrica há quase cinco anos. Sua esposa teve câncer e foi hospitalizada após contrair o coronavírus.

“Quando voltei a trabalhar na fábrica, disseram-me que não tinha de voltar no dia seguinte. Eles usaram uma linguagem muito ofensiva.

A esposa de Shayan não se recuperou. Agora ele tem que criar seu filho de 9 anos sozinho, sustentar sua família extensa e trabalhar como motorista de riquixá para sobreviver. A fábrica não lhe pagou a indenização a que tinha direito. Com a ajuda de seu sindicato e do IndustriALL, ele conseguiu receber parte do dinheiro a que tinha direito, mas não todo.

“Estou tentando educar meu filho e fazer o que é melhor para a família. Se a fábrica me pagar o que me deve, acho que posso dar ao meu filho um futuro melhor.

Além dos duramente atingidos pelo vírus, a COVID-19 privou milhares de trabalhadores de sua renda porque as fábricas perderam pedidos ou tiveram que fechar.

Manabi * começou a chorar ao nos contar que a fábrica onde trabalhou como passadeira nos últimos cinco anos teve que fechar há seis meses. Incapaz de pagar aluguel ou comprar comida, ela foi forçada a endividar-se e enfrenta o despejo.

“Estou endividado, mas também não posso pagar a dívida. Agora ninguém está disposto a nos emprestar dinheiro. Se meu filho pede algo para comer, não tenho nada para lhe dar.

IndustriALL, Chefe da Indústria Têxtil e de Vestuário, Christina Hajagos-Clausen, diz que a indústria global de vestuário está falhando com esses trabalhadores, enquanto muitas marcas ainda se apegam a iniciativas voluntárias e auditorias de fábricas individuais.

“Se quisermos alcançar um trabalho decente no setor de vestuário, os compromissos da cadeia de suprimentos devem ser legalmente aplicáveis. Gestos voluntários não são suficientes. Precisamos de acordos vinculativos entre marcas, fabricantes e sindicatos que dêem aos trabalhadores a rede de segurança que eles merecem. O Acordo de Saúde e Segurança na Indústria Têxtil e de Vestuário, recentemente negociado , fornece o modelo de como devem ser as relações industriais da atual cadeia de suprimentos.

É fundamental para fortalecer o poder sindical no setor. Organizar os trabalhadores localmente aumentará sua influência na implantação dessas redes de segurança. Os sindicatos podem ajudar a transformar toda a indústria unindo forças internacionalmente e participando da campanha global do IndustriALL.

* Os nomes foram alterados para proteger a identidade dos trabalhadores, mas todas as pessoas mencionadas aqui são de Bangladesh.

O que é proteção social?

A proteção social é um conjunto de políticas e programas concebidos para reduzir e prevenir a pobreza e a vulnerabilidade ao longo da vida. A proteção social inclui benefícios para crianças e famílias, bem como em caso de maternidade, desemprego, acidente de trabalho, doença, velhice, invalidez, sobrevivência, além de assistência à saúde.

A proteção social pode ser fornecida pelo Estado, por meio de sistemas de benefícios contributivos ou financiados por impostos, e por outras partes interessadas, como empregadores.

Sobre a indústria de vestuário

Quase 80% dos empregos na indústria de vestuário são ocupados por mulheres, embora elas representem apenas um terço da força de trabalho global na indústria. Os empregos em que a maioria das trabalhadoras são mulheres são frequentemente caracterizados por baixos salários, longas jornadas de trabalho, exposição a riscos de saúde e segurança ocupacional, bem como violência e assédio.

Os dados de importação do governo para os mercados dos EUA e da Europa refletem uma diferença de US $ 16 bilhões nas importações de vestuário em 2020, principalmente devido ao cancelamento de pedidos.

*Matéria publicada no site do IndustriALL