SEG, 22 de abr / 2013

Seminário vai aprofundar debate sobre o programa Inovar-Auto

Evento acontece nesta quarta (24) e reunirá movimento sindical, empresários, poder público e universidade. Objetivo é avaliar impactos do novo regime automotivo.

Com o objetivo de debater os impactos do novo regime automotivo para a cadeia automotiva na região, será realizado nesta quarta-feira (24) o Seminário “Inovar-Auto: Desafios e Oportunidades para o Grande ABC”. 

O seminário é uma realização do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em parceria com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, com apoio da Universidade Metodista. O evento será no Salão Nobre do campus de São Bernardo da Universidade.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, o objetivo é reunir todos os atores envolvidos no processo de elaboração e viabilização do Inovar-Auto, como trabalhadores, empresários, poder público e universidade.

Rafael destacou ainda que o seminário será uma oportunidade para ouvir pessoas fora do movimento sindical, como o presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall; o vice-presidente da Ford para a América Latina, Rogelio Goldfarb, e o vice-presidente Mundial de Desenvolvimento de Sistemas e Componentes de Motores da Mahle, Ricardo Simões de Abreu, entre outros. Já o poder público estará presente nas figuras do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix; e a secretária do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Heloísa Regina Guimarães Menezes.

“O Inovar-Auto tem três pontos fundamentais para toda a cadeia automotiva”, lembrou Rafael. “Em primeiro lugar, estabelece o conteúdo regional; depois, estimula projetos de ferramentaria; e, finalmente, incentiva a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico”, afirmou. “Por tudo isso, o seminário é um instrumento importante no fortalecimento da indústria e na valorização do emprego no setor”, completou.

Ainda segundo ele, o encontro possibilitará a organização do setor de autopeças para enfrentar dois de seus desafios principais. “Inicialmente temos a tarefa de constituir o Arranjo Produtivo Local, o APL de Autopeças”, destacou. “A seguir, vamos contribuir para a criação do Inovar-Peças, que será uma política de apoio ao setor”, frisou.

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, também destacou a importância da iniciativa. “Nossa tarefa é levar o debate do Inovar-Auto para todo o país. Por isso, a Confederação convidou para o seminário os presidentes de sindicatos de base onde há montadoras e onde haverá, como Joinville (SC), Ponta Grossa (PR) e Pernambuco”, afirmou o dirigente.

Para Paulo Cayres, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – ao propor esta iniciativa – demonstra que está na vanguarda do sindicalismo. “A CNM continuará sempre próxima aos metalúrgicos do ABC, porque seu sindicato é propositivo e, junto conosco, ajuda a pensar e formular propostas para o ramo metalúrgico em todo o país”, assinalou.

(Fonte: Imprensa do SMABC, com Solange do Espírito Santo - assessoria de imprensa da CNM/CUT)

Com a Palavra

SEG, 18 de jan / 2021

Retomar a produção nos parques industriais com ou sem a Ford

Por Paulo Cayres, Sérgio Nobre e Vagner Freitas

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700