MENU

Seminário vai aprofundar debate sobre o programa Inovar-Auto

Evento acontece nesta quarta (24) e reunirá movimento sindical, empresários, poder público e universidade. Objetivo é avaliar impactos do novo regime automotivo.

Publicado: 22 Abril, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Com o objetivo de debater os impactos do novo regime automotivo para a cadeia automotiva na região, será realizado nesta quarta-feira (24) o Seminário “Inovar-Auto: Desafios e Oportunidades para o Grande ABC”. 

O seminário é uma realização do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em parceria com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, com apoio da Universidade Metodista. O evento será no Salão Nobre do campus de São Bernardo da Universidade.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, o objetivo é reunir todos os atores envolvidos no processo de elaboração e viabilização do Inovar-Auto, como trabalhadores, empresários, poder público e universidade.

Rafael destacou ainda que o seminário será uma oportunidade para ouvir pessoas fora do movimento sindical, como o presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall; o vice-presidente da Ford para a América Latina, Rogelio Goldfarb, e o vice-presidente Mundial de Desenvolvimento de Sistemas e Componentes de Motores da Mahle, Ricardo Simões de Abreu, entre outros. Já o poder público estará presente nas figuras do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix; e a secretária do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Heloísa Regina Guimarães Menezes.

“O Inovar-Auto tem três pontos fundamentais para toda a cadeia automotiva”, lembrou Rafael. “Em primeiro lugar, estabelece o conteúdo regional; depois, estimula projetos de ferramentaria; e, finalmente, incentiva a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico”, afirmou. “Por tudo isso, o seminário é um instrumento importante no fortalecimento da indústria e na valorização do emprego no setor”, completou.

Ainda segundo ele, o encontro possibilitará a organização do setor de autopeças para enfrentar dois de seus desafios principais. “Inicialmente temos a tarefa de constituir o Arranjo Produtivo Local, o APL de Autopeças”, destacou. “A seguir, vamos contribuir para a criação do Inovar-Peças, que será uma política de apoio ao setor”, frisou.

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, também destacou a importância da iniciativa. “Nossa tarefa é levar o debate do Inovar-Auto para todo o país. Por isso, a Confederação convidou para o seminário os presidentes de sindicatos de base onde há montadoras e onde haverá, como Joinville (SC), Ponta Grossa (PR) e Pernambuco”, afirmou o dirigente.

Para Paulo Cayres, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – ao propor esta iniciativa – demonstra que está na vanguarda do sindicalismo. “A CNM continuará sempre próxima aos metalúrgicos do ABC, porque seu sindicato é propositivo e, junto conosco, ajuda a pensar e formular propostas para o ramo metalúrgico em todo o país”, assinalou.

(Fonte: Imprensa do SMABC, com Solange do Espírito Santo - assessoria de imprensa da CNM/CUT)

ABC