MENU

Siderúrgica da Vale deve ficar em Governador Valadares

Pesquisas via satélite foram feitas para se decidir o melhor local para a instalação da nova usina

Publicado: 10 Setembro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Vale realiza pesquisas via satélite para decidir qual o melhor local para a instalação de uma usina siderúrgica em Minas Gerais, sendo que a fase atual dos levantamentos indica a região de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, como destino mais favorável. A afirmação é do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, que também disse que os estudos estão em fase final. Procurada pela reportagem, a mineradora, por meio de sua assessoria de imprensa, preferiu não comentar o assunto.

Uma fonte que acompanha de perto o projeto da usina siderúrgica, mas que preferiu manter sua identidade em sigilo, assegurou que a empresa não torna pública sua intenção de investir na usina dentro do Estado em virtude do período eleitoral.

Já a preferência por Governador Valadares estaria atrelada também à extensão do ramal do Gasoduto do Vale do Aço, hoje em Belo Oriente, até o município, um investimento já confirmado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). As operações da siderúrgica justificariam, do ponto de vista da demanda por gás, a construção de mais uma derivação do gasoduto. Já para a Vale, a utilização do gás seria uma forma de reduzir custos e aumentar a produtividade.

Atualmente, a atuação da Vale em siderurgia ocorre com participação minoritária em usinas que ainda não estão em operação, com exceção da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico Ltda, no Rio de Janeiro. A mineradora tem 26,87% de participação no empreendimento, que vai produzir 5 milhões de toneladas de placas ao ano.

Também toca o projeto da Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), que está em fase de licenciamento ambiental. O start up está programado para 2014, e a usina terá uma capacidade de 5 milhões de toneladas de placas por ano. Outros projetos ainda estão em fase inicial ou ainda não foram aprovados pelo Conselho de Administração.

ArcelorMittal também deverá construir usina

Outro grupo siderúrgico que mantém estudos para construção de uma usina em Minas Gerais é a ArcelorMittal. Neste caso, a tendência é que o empreendimento, que provavelmente será produtor de aços longos ou planos, seja construído próximo aos ativos minerários que a empresa possui no Estado - são duas lavras, uma em Bela Vista de Minas, e outra na região de Serra Azul.

O destino da produção será o mercado interno, já que a empresa já afirmou a preferência por erguer unidades no litoral brasileiro quando a comercialização for ocorrer no mercado transoceânico.

A opção está ligada aos custos, uma vez que, na região portuária, a empresa gasta menos com transporte e sofre menos com a falta de estrutura ferroviária. Por outro lado, quando o alvo é o mercado doméstico, seria mais vantajoso ter a produção de aço próxima à extração de minério. Além disso, Minas está próxima dos principais mercados consumidores do país.

Fonte: Hoje em Dia