MENU

Siderúrgica no Pará é necessária para a Vale, diz presidente

Publicado: 23 Maio, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O novo comando da Vale confirmou que entende ser necessário continuar o desenvolvimento da Aços Laminados do Pará (Alpa) e a expectativa é de que o projeto seja apresentado ao conselho de administração da companhia ainda este ano.
 
"Em relação à Alpa, a Vale entende que é necessário. Achamos que tem muito mérito no projeto naquela área, tanto que há projetos de investidores locais de partir para laminação ao lado da siderúrgica. Estamos muito entusiasmados com esse projeto e queremos que ele vá à frente", afirmou o novo presidente da companhia, Murilo Ferreira.
 
O executivo fez questão de ressaltar que a "Vale é uma mineradora", mas ponderou que há demandas em todo o mundo para que as mineradoras tenham atuação também na siderurgia.
 
"Existe esse mesmo anseio fora do Brasil. Então, a gente precisa encontrar uma solução de consenso. Para nós, é extremamente importante ter um parque siderúrgico no Brasil, porque, quando se instala uma siderúrgica, passamos a ter um mercado interno consumindo o minério da Vale", frisou.
 
O presidente do conselho da Vale, Ricardo Flores, acrescentou que o objetivo será sempre criar valor para a companhia. "Consideramos que é possível sim continuar trajetória de sucesso, de agregação de valor, e, ao mesmo tempo, ser bom para o país", disse Flores.
 
Em relação ao projeto da siderúrgica no Ceará, Ferreira minimizou o fato de a companhia ter entrado inicialmente como majoritária. Segundo ele, muitas vezes a empresa entra com a maior participação e depois reduz a fatia.
 
"Em Pecém, esse passo já está ocorrendo com a chegada da Posco", disse.

Fonte: Valor