MENU

Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos afirma que 2020 termina com saldo positivo

Vanderlei Strano, presidente da entidade, garantiu ao SCA que 95% das indústrias em São Carlos e Ibaté concluíram negociações

Publicado: 05 Janeiro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Vanderlei StranoVanderlei Strano
Vanderlei Strano

Em um ano atípico, marcado pela pandemia da Covid-19, onde indústrias, entidade e trabalhadores tiveram que se reinventarem, o ano de 2020 terminou com um saldo positivo. Pelo menos esta é a opinião de Vanderlei Strano, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté.

Em entrevista ao São Carlos Agora, o sindicalista reconheceu que a grave doença que obrigou o distanciamento social e efetivação de seguidas quarentenas trouxe um ano complicado para os trabalhadores. Porém, o sindicato junto às direções das indústrias em ambas cidades fez com que em 95% ocorresse acordos ou convenções coletivas.

“Em ano pandêmico, o trabalho do Sindicado foi prejudicado, devido a parada na produção industrial, a redução de salários e das jornadas, a economia fragilizada. Porém conseguidos concretizar acordos com muitas indústrias. Ocorreram perdas de empregos, mas muito baixas se comparadas com o restante do país. Mas no segundo semestre ocorreu a retomada e a indústria metalúrgica terminou 2020 com saldo positivo em São Carlos e em Ibaté”, garantiu Strano.

Segundo o sindicalista, no dia 1º de setembro, data base do dissídio coletivo, algumas perdas foram repostas e em algumas indústrias, trabalhadores tiveram aumento real em seus vencimentos. “Houve casos ainda que conquistamos outros benefícios para os metalúrgicos”, ponderou. “Apesar de um ano difícil, o Sindicato dos Metalúrgicos se reinventou. Não pudemos ir para as ruas, mas realizamos assembleias e atendimento aos nossos associados via online e nas redes sociais. Ferramentas que serão fundamentais daqui para frente. Independentemente ou não da pandemia. Acreditamos que em um futuro muito breve iremos voltar para as portas das fábricas para um contato presencial com nossos trabalhadores. Mas paralelamente iremos usar as redes sociais”, garantiu.

LEGADO

Strano afirmou que a pandemia da Covid-19 e o ano de 2020 deixarão um legado que jamais será esquecido para o sindicato. “Fizemos enfrentamentos em um ano onde os metalúrgicos tiveram várias perdas. Principalmente por mudanças na legislação trabalhistas. Sentimos isso nos acordos coletivos. Porém fica um legado positivo onde pudemos nos reerguer. As indústrias voltaram a produzir além da capacidade normal e o sindicato fechou o ano com saldo positivo”, analisou. “A nossa base voltou a ser o que era em janeiro do ano passado, com saldo positivo no emprego neste segmento. Ao lado do trabalhador enfrentamos a pandemia e agradecemos também o fato de São Carlos, em comparação com muitas cidades, ter tido poucas mortes. Vale destacar que muitos empresários preservaram a saúde dos seus colaboradores utilizando a risca os protocolos de segurança”, reconheceu.

95%

Por fim, Strano afirmou que, de todas as negociações onde sindicalistas estiveram presentes, em 95% dos casos (acordos ou convenções coletivas), os metalúrgicos tiveram o reajuste combinado. Porém, fez um alerta.

“Nos 5% restantes, não sabemos se os empresários mantiveram o acordado. Por isso pedimos aos trabalhadores que, caso não tenham tido aumento salarial, entre em contato com o sindicato. Apesar de um ano complicado, friso: 2020 foi produtivo e construtivo. O sindicato aprimorou seus meios de comunicação e negociação e formas de atuar junto ao trabalhador metalúrgico”, finalizou.

*matéria publicada no site sãocarlosagora