MENU

Sindicato dos Metalúrgicos assume presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

"A Agência tem um papel fundamental na articulação regional. Estamos em meio a grandes transformações, a uma nova revolução industrial e tecnológica. Temos de nos adequar, de dar respostas às novas demandas", ressaltou Aroaldo Oliveira da Silva

Publicado: 13 Maio, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
SMABCSMABC
SMABC

O diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) e presidente da IndustriALL Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, assumiu nesta quinta-feira,13, a presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC. O dirigente tomou posse durante reunião realizada na sede do Consórcio Intermunicipal, em Santo André, após o ex-prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, deixar o cargo. Aroaldo, que ocupava a função de vice, assume a gestão da entidade até abril de 2022.

Em seu discurso de posse, Aroaldo enfatizou a necessidade de modernização da Agência, para que ela possa dar conta dos desafios futuros tendo em vista as transformações que estão ocorrendo no mercado, cada dia mais rápidas. "A Agência tem um papel fundamental na articulação regional. Estamos em meio a grandes transformações, a uma nova revolução industrial e tecnológica. Temos de nos adequar, de dar respostas às novas demandas", ressaltou.

O novo presidente lembrou que a pandemia acelerou o desenvolvimento de diversas tecnologias e também a reorganização das cadeias de valor e o ABC não pode ficar de fora dessa transformação.  "Nossa região precisa estar inserida nessas cadeias de valor, se aproximar dessas tecnologias e dar o salto tecnológico necessário. O ABC é um dos motores econômicos do Estado de São Paulo, mas precisa ser também o da inovação."

O sindicalista defendeu, inclusive, que essa adequação à nova realidade seja incorporada no nome da entidade. Ele sugeriu a inclusão da palavra 'inovação' ao nome da instituição, que se tornaria Agência de Desenvolvimento Econômico e Inovação do ABC.

Na avaliação de Aroaldo, será necessária uma forte articulação conjunta para que a região possa se reerguer e retomar suas atividades econômicas, severamente prejudicadas pela pandemia do coronavírus. "A crise sanitária, social e econômica afetou muito esta região. A Agência tem um papel ainda mais importante neste momento, terá de agir junto com o Consórcio dos prefeitos na busca de alternativas para criar oportunidades de trabalho e renda".

Aroaldo também reforçou a importância de um representante dos Metalúrgicos do ABC estar novamente à frente da entidade. Rafael Marques, ex-presidente do Sindicato, foi o primeiro sindicalista a assumir o cargo, de 2013 a 2015.  "Isso mostra a maturidade dos trabalhadores da região em discutir quais são os caminhos para o futuro. São os trabalhadores chamando para si essa responsabilidade e mostrando que estão preparados para esse debate".

A Agência

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC foi criada em Criada em outubro de 1998, com objetivo de articular forças públicas e privadas para promover o desenvolvimento econômico da região. Integram a entidade o Consórcio Intermunicipal Grande ABC - representando as sete prefeituras -, os principais sindicatos e universidades, o Polo Petroquímico e associações comerciais da região.

*matéria enviada pela Ascom do SMABC