MENU

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região repudia em nota demissões na ZF do Brasil e Bosch

Smetal se pronuncia sobre as mais de 100 demissões ocorridas nas autopeças e entidade diz que vai se reunir com as empresas para debater alternativas para minimizar os impactos da crise aos funcionários

Publicado: 05 Agosto, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Nota oficial: SMetal Sorocaba e região reforça papel de representante dos metalúrgicosNota oficial: SMetal Sorocaba e região reforça papel de representante dos metalúrgicos
Nota oficial: SMetal Sorocaba e região reforça papel de representante dos metalúrgicos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) informa que teve conhecimento da demissão de mais de 100 trabalhadores entre as empresas ZF do Brasil (Planta 1 e 2) e Robert Bosch nesta terça-feira, dia 4, e, imediatamente, pautou as mesmas para discutir os desligamentos e também o futuro das plantas de Sorocaba.

Na ZF do Brasil, as demissões foram confirmadas na manhã desta quarta-feira, 5, em nota à imprensa. Na Robert Bosch, o Sindicato ainda aguarda a confirmação por parte da empresa.

Enquanto único e legítimo representante dos metalúrgicos na região, a entidade assegura que vem tomando todas medidas cabíveis para a manutenção dos empregos, da saúde e da renda dos trabalhadores não só da ZF e Bosch, mas de toda a categoria.

A informação das demissões foi recebida com surpresa e indignação pelo SMetal. Nas últimas semanas, a entidade tem debatido constantemente com as empresas a pauta de reivindicação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2020 e, principalmente, a garantia de estabilidade no emprego dos trabalhadores diante do cenário de incertezas causado pela pandemia da Covid-19.

Em nota divulgada à imprensa pela ZF do Brasil, a empresa afirma que a principal causa das demissões são as quedas expressivas no setor de autopeças em relação ao ano anterior, que sofreu um agravamento com a crise econômica atual no país e no mundo.

Infelizmente, até o momento, não há no Brasil um plano econômico efetivo de enfrentamento à pandemia, nem de recuperação e fortalecimento da indústria, que vem sofrendo grandes impactos nos últimos meses. E esse cenário tende a piorar e as perdas poderão ser imensuráveis caso nenhuma ação governamental seja concretizada.

Mas apesar da situação econômica no País, o Sindicato repudia veementemente a maneira com que foram realizadas as demissões na ZF do Brasil e na Robert Bosch. De forma unilateral, as empresas não deram a oportunidade ao Sindicato negociar alternativas aos desligamentos, assim como fez em outras fábricas da categoria, inclusive com a extensão da suspensão dos contratos vigentes.

O Sindicato lembra que as empresas multinacionais são destaques mundiais no setor de autopeças. Em 2019, a Bosch foi considerada a líder mundial no ramo das autopeças e a ZF do Brasil ficou em 5º lugar.

Após pauta enviada pelo Sindicato nesta terça-feira, 4, ficou agendada para a manhã desta quinta-feira, dia 6 de agosto, uma reunião com as empresas para tratar do tema. Além buscar alternativas para os trabalhadores demitidos, a entidade quer construir ferramentas para que os funcionários que continuam nas fábricas não sejam impactados futuramente.

A entidade vem à público ainda reforçar que cabe a ela a representação dos trabalhadores metalúrgicos de Sorocaba e Região, sendo a única a deter legitimidade para defender os interesses da categoria. Dessa forma, não cabe a nenhuma Associação, que não o SMetal, pronunciar-se sobre a questão das demissões promovidas pelas empresas ZF e Bosch.

Assim, repudia as ações recentes da Associação dos Trabalhadores Lesionados de Sorocaba (ATL) sobre o tema. Além disso, esta utiliza-se de informações disponibilizadas pelo Sindicato aos funcionários na tentativa vã de informar os seus supostos associados.

A diretoria do SMetal, como representante eleita dos trabalhadores, sempre cumpriu o seu papel de promover as negociações coletivas em prol da categoria, principalmente em tempos de crise, e é a única e legítima representante dos metalúrgicos de Sorocaba e região. E reforça que não tem medido esforços para garantir a proteção aos empregos, saúde e renda de toda a categoria.

*Matéria publicada no site do sindicato