MENU

Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região completa 61 anos em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras

O ano de 2020 está sendo um ano de desafios. Em meio à pandemia, temos lutado para preservar ao máximo o emprego, a renda e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. O Sindmetau seguirá firme nesta missão

Publicado: 19 Agosto, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Neste dia 18 de agosto, data em que o Sindmetau completa 61 anos, reafirmamos a união como caminho para superarmos esse momento difícil. Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras.

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, em nome da direção da entidade, parabeniza o Sindicato e deixa registrado a importância da luta em defesa da classe trabalhadora.

“O Sindmetau faz parte da CNM/CUT e sempre esteve na luta pelos direitos dos metalúrgicos. Juntos somos muitos mais fortes”, afirmou.

A base do sindicato é formada por trabalhadores de empresas em 11 municípios: Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, Ubatuba, São Luís do Paraitinga, Redenção da Serra, Lagoinha, Natividade da Serra, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

Uma história de união e luta

No dia 15 de setembro de 1957, durante uma assembleia com os trabalhadores foi criada a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e do Material Elétrico de Taubaté. A Associação foi reconhecida pela Delegacia Regional do Trabalho em 4 de fevereiro de 1958.

No dia 18 de agosto de 1959, o Ministério do Trabalho assinou a carta sindical, reconhecendo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Taubaté, como legítimo representante da categoria no município. O primeiro presidente do Sindicato foi o metalúrgico José dos Santos.

*matéria publicada no site do Sindmetau e editada pela CNM/CUT