MENU

Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região vai lutar pela preservação dos empregos na VW

As negociações entre representantes dos Sindicatos e da montadora serão retomadas na próxima semana

Publicado: 20 Agosto, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Medidas possíveis existem para evitar demissões nas quatro plantas da Volkswagen (VW) no Brasil. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), Cláudio Batista, o Claudião, depois que a montadora apresentou a proposta para adequar a produção no país diante dos efeitos da pandemia.

A proposta foi apresentada em reuniões na terça e quarta-feira (dias 18 e 19), na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo. Participaram dos encontros representantes dos Sindicatos Metalúrgicos do ABC, Taubaté, São José dos Pinhais (PR) e São Carlos.

Pela proposta da VW, essa adequação implicaria em uma redução, em média, de 35% do efetivo de mensalistas e horistas (diretos e indiretos) nas quatro plantas da montadora no Brasil.

Além disso, a VW apresentou propostas de flexibilização da jornada, corte de reajustes de salários, redução de PLR e alterações de benefícios como transporte, alimentação e plano médico.

As negociações entre representantes dos Sindicatos e da montadora serão retomadas na próxima semana. As reuniões realizadas nesta terça e quarta-feira tiveram como pauta a apresentação das propostas pela empresa.

Segundo Claudião, os representantes dos quatro sindicatos vão discutir soluções viáveis para evitar a demissão dos trabalhadores. “Temos que usar todas as ferramentas de flexibilização possíveis e pressionar o governo para que faça um trabalho junto ao setor automobilístico, que ficou de fora de todas as medidas implementadas até agora.”

Claudião afirmou ainda que essa será a luta dos representantes dos quatro sindicatos. “Vamos trabalhar para salvar as quatro plantas da montadora no Brasil e todos os trabalhadores possíveis.”

Acordos

Desde março, quando os operários da VW Taubaté entraram em férias coletivas diante da propagação do novo coronavírus, vários acordos foram feitos entre empresa e sindicato para preservar a saúde, o emprego e a renda dos trabalhadores.

Em abril, os metalúrgicos da montadora aprovaram a redução de 30% da jornada para os meses de maio, junho e julho. O processo de layoff começou no dia 25 de maio para 1.300 trabalhadores e deveria durar até cinco meses. Mas uma demanda por exportação, fez com que a VW antecipasse o retorno dos trabalhados no dia 27 de julho.

*matéria publicada no site do Sindmetau