MENU

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC comemora início da fábrica da Saab

Publicado: 10 Maio, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
- -
 Eventou aconteceu nesta quarta-feira 

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, e diretores participaram ontem do evento que marcou o início da instalação da fábrica Saab Aeronáutica Montagens, em São Bernardo.

“É uma vitória para os trabalhadores, um dia para ser comemorado e que vai entrar para a história dos Metalúrgicos do ABC. São novos empregos em um setor extremamente estratégico, com transferência de tecnologia muito avançada, que não existe na região”, afirmou Wagnão.

“Essa é uma insistência antiga do Sindicato para trazer parte da produção dos caças para o ABC. Os Metalúrgicos do ABC se envolveram fortemente na conquista desse produto e o nosso companheiro, o ex-presidente do Sindicato e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, é o grande protagonista, ele insistiu muito para trazer esse produto para a cidade”, lembrou.

A fábrica será no bairro Cooperativa em uma área de cerca de 5 mil m². As operações estão previstas para iniciar em 2020 com 55 trabalhadores, entre engenheiros e montadores, que serão capacitados em Linköping, na Suécia. O processo seletivo está em andamento. Até 2024, a previsão é de 200 trabalhadores.

“A indústria da defesa exige alta qualificação para a produção desse caça. Tenho certeza de que temos essa competência, com universidades em volta e uma gama de trabalhadores com capacidade”, disse.

Serão produzidos na nova fábrica: fuselagem traseira, fuselagem dianteira, caixão da asa, cone de calda e freios aerodinâmicos.

Fornecedores
Por sugestão do Sindicato, a Saab organiza hoje uma oficina com representantes de 50 empresas da região para apresentar o projeto, conhecer o processo de concorrências e passar por entrevistas com o setor de compras.

“Trabalhamos muito em todas as conversas que tivemos com a Saab para que utilize fornecedores locais e desenvolva uma rede que movimente a região”, defendeu Wagnão. “E não basta só a capacitação desses fornecedores, eles têm que ter condições de desenvolver peças para esse tipo de produto, que é novo para o ABC e para o Brasil”, prosseguiu.

Entre os produtos estão ferramental, equipamentos, matéria-prima, peças usinadas e de chapas metálicas, além de logística e transporte.

Escolha dos caças
Os Metalúrgicos do ABC defenderam a escolha dos caças suecos pelo governo brasileiro desde 2010.

Na ocasião, Sindicato, Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e IF Metall assinaram uma declaração conjunta por ser a única proposta que assegurava produção, empregos e tecnologia para o País.

O ex-presidente do Sindicato e então prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, viajou à Suécia em 2010 e voou em um caça Gripen. No mesmo ano, conheceu os projetos concorrentes que estavam em disputa na França e nos Estados Unidos.

A compra dos 36 caças, sendo 28 monopostos (um tripulante) e oito bipostos (dois tripulantes), foi assinada pela Força Aérea Brasileira, a FAB, em outubro de 2014.

A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e a última, em 2024. O investimento total do projeto é de cerca de R$ 13 bilhões.

O secretário geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, conheceu a fabricação dos caças Gripen da Saab, na Suécia, em outubro de 2015, e confirmou a transferência de tecnologia para o Brasil e a instalação da fábrica de estruturas em São Bernardo.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)