MENU

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC cria prêmio João Ferrador

O prêmio João Ferrador de Promoção da Cidadania vai homenagear pessoas e entidades que cumprem um papel de relevância na defesa dos direitos dos trabalhadores, na promoção do desenvolvimento social e econômico

Publicado: 09 Setembro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

João Ferrador, personagem símbolo dos metalúrgicos, agora é o nome de um prêmio criado pelo Sindicato. O prêmio João Ferrador de Promoção da Cidadania vai homenagear pessoas e entidades que cumprem um papel de relevância na defesa dos direitos dos trabalhadores, na promoção do desenvolvimento social e econômico, enfim, ações que melhorem o nível de vida dos brasileiros.

Segundo José Paulo Nogueira, diretor executivo do Sindicato, são raras as ocasiões nas quais as entidades dos trabalhadores tornam públicas o reconhecimento que fazem sobre o trabalho de outras entidades. "O prêmio quer dar ampla divulgação ao que pessoas e entidades estão fazendo para tornar nosso País justo e mais igual e ser uma maneira de reconhecer este trabalho", explica.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, será o primeiro homenageado pelo prêmio João Ferrador. A escolha, disse Zé Paulo, se deve ao papel cumprido por ele e as ações adotadas por sua pasta para minimizar os efeitos da crise financeira mundial no País.

"O governo federal adotou mais de três centenas de medidas para o Brasil enfrentar a crise. A maior parte delas saiu ou passou pelo Ministério da Fazenda", descreveu Zé Paulo. Ele aponta a desoneração do IPI sobre veículos e sobre os produtos da linha branca como uma das que se relacionam diretamente com os metalúrgicos. "A redução do IPI, por exemplo, manteve 60 mil postos de trabalho no setor automotivo", reconheceu.

Além disso, lembra Zé Paulo, diante da crise Guido Mantega não teve dúvida em redirecionar ainda mais o Estado brasileiro na indução e no estímulo à economia. É diante deste trabalho que o Sindicato decidiu lhe dedicar o primeiro prêmio.

A cerimônia de entrega do João Ferrador será no dia 18 de setembro, sexta-feira, às 18h, na Sede do Sindicato, com a exibição de um filme sobre como o Brasil enfrenta a crise e com a leitura da carta do João Ferrador. Todos estão convidados.

Personagem foi porta voz dos metalúrgicos
O personagem João Ferrador foi criado em 1972 pelo cartunista Hélio Vargas e redesenhado pelo ilustrador Laerte, que deu a ele sua forma final.

Nasceu como porta voz da categoria por seus bilhetes contundentes e participação em campanhas, cartazes, camisetas, chaveiros etc. É aquele personagem que não deixa de se indignar contra as injustiças.

No ano de 2001, o jornalista Antonio Carlos Félix Nunes, ex-editor da Tribuna Metalúrgica, disse que o personagem foi usado para driblar a censura que o governo militar impunha à imprensa.

Os bilhetes do João Ferrador, sempre dirigidos a alguém do alto escalão do governo militar, foram publicados por oito anos (1972 a 1980) na Tribuna como denúncia das condições de vida e da exploração do trabalho.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

ABC