MENU

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC propõe discussão sobre futuro da Toyota em São Bernardo

O foco do debate com a direção da Toyota é sobre a adoção de medidas que garantam o futuro da planta na região

Publicado: 10 Fevereiro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Assembleia trabalhadores ToyotaAssembleia trabalhadores Toyota
Assembleia trabalhadores Toyota

Os trabalhadores na Toyota participaram nesta terça-feira (9) de assembleias com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) para definir as discussões sobre o futuro da planta no município de São Bernardo

Na ocasião também foi apresentado pelo Sindicato um aditamento ao acordo, feito em setembro do ano passado, quando a fábrica anunciou a transferência da sede administrativa para Sorocaba.

Uma das pautas recorrentes dos Metalúrgicos do ABC é a importância de ampliar a produção de carros na região e assim trazer mais empregos e investimentos para o setor. Esse é foco do debate com a direção da Toyota sobre a adoção de medidas que garantam o futuro da planta na região, conforme detalhou o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno.

“Temos insistido muito em diversificar a produção em São Bernardo, além do aumento de volume. A nossa discussão para curto e médio prazo é trazer outros maquinários para produzir componentes que não fabricamos hoje. E é possível também prever um investimento de longo prazo com a intenção de produzir carros em São Bernardo. É preciso estabelecer essa lógica de futuro, esse é nosso objetivo final”.

A respeito do aditamento ao acordo, o diretor explicou que, como a empresa ainda não realizou as transferências para a planta de Sorocaba, conforme previsto no acordo, foi preciso alterar o prazo de estabilidade.

“Como foram alteradas as datas, foi necessário fazer essa mudança no acordo para que a estabilidade passe a contar a partir da data de transferência”.

*matéria publicada no site do SMABC