MENU

Sindicato dos Metalúrgicos em Taubaté terá eleição virtual para preservar saúde em meio à pandemia

Pela 1ª vez a votação será online para evitar contágio da Covid-19 entre trabalhadores

Publicado: 18 Fevereiro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Sindmetau
Claudião Claudião
Claudião 

Uma eleição moderna, ágil e segura. A votação para escolha da diretoria 2021/2025 do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) será realizada virtualmente nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. Os sócios e sócias irão votar por meio do site da entidade.

Em tempos de pandemia, a votação virtual também é mais segura, já que permite que o voto seja feito de qualquer local, evitando aglomerações.

A votação virtual amplia a possibilidade de participação no processo eleitoral. Os trabalhadores e trabalhadoras poderão acessar a plataforma de votação por meio de qualquer computador ou celular com conexão à internet.

 “A eleição é o grande momento de avaliar o trabalho da direção do Sindmetau e pensar o futuro da categoria. A pandemia nos obriga a cumprir essas tarefas protegendo todas e todos. Esse é o papel da eleição por meio eletrônico que faremos. Nosso compromisso é garantir a vida, a sáude dos trabalhadores e a total lisura do processo”, explica Erick Silva, um dos integrantes da Comissão Eleitoral e diretor da Federação Estadual de Sindicatos Metalúrgico (FEM-CUT).

Outra vantagem da votação eletrônica é a agilidade na divulgação do resultado da eleição. A plataforma de votação utilizada pelo Sindicato conta com segurança criptografada e chaves de segurança para evitar ataques cibernéticos. Uma equipe de TI (Tecnologia da Informação) também vai realizar o acompanhamento em tempo real da eleição.

Como votar

Para participar do processo eleitoral, os sócios e sócias devem entrar na plataforma de votação que será disponibilizada no site do Sindicato (www.sindmetau.org.br). O acesso será feito mediante número do CPF e data de nascimento (veja mais abaixo).

O sistema já é conhecido pela maioria dos trabalhadores e trabalhadoras que pariciparam das assembleias virtuais do Sindicato durante a pandemia.

Chapa única

A eleição da gestão 2021-2025 terá chapa única. É a primeira vez que o processo eleitoral ocorre com chapa única desde que a entidade se filiou à CUT (Central Única dos Trabalhadores), em 1996, o que demonstra a unidade construída pela atual gestão.

A chapa 1 “Trabalho, luta e conquistas” é liderada pelo presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião. Formada em sua maioria pelos membros da atual direção da entidade, a chapa busca seu segundo mandato. A formação completa da chapa foi publicada em edital e será apresentada em jornal específico de campanha para toda categoria, assim como em outros meios de divulgação do grupo, tais como redes sociais e whatsapp.

Mesmo com chapa única, é necessário que os sócios participem do processo eleitoral. Conforme o estatuto do Sindicato, será necessário atingir o quórum de votação de 50% mais 1 dos sócios para que a Chapa 1 seja declarada vencedora e o processo seja validado em primeiro escrutínio.

*matéria publicada no site do Sindmetau