MENU

Sindicato dos Metalúrgicos no ABC exige e Mercedes testa 100% dos trabalhadores

Só nesta empresa, 525 casos de Covid-19 foram confirmados, incluindo planta de Juiz de Fora e Campinas. Metalúrgicos cobram que toda categoria seja testada!

Publicado: 13 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Mercedes testa 100% dos trabalhadoresMercedes testa 100% dos trabalhadores
Mercedes testa 100% dos trabalhadores

Ao contrário do que acreditam muitos brasileiros, a pandemia de coronavírus não acabou e segue matando mais de 500 pessoas por dia. O nível de contágio também esta alto mesmo após sete meses do início da quarentena no Brasil, 23.158 é a média diária de infectados. (confira dados completos na página 2).  A fim de diminuir o contágio, o Sindicato reivindica das empresas na base que testem todos os trabalhadores. No momento a testagem ocorre na Mercedes, em São Bernardo.

Após a insistência dos Metalúrgicos do ABC, a montadora que já soma mais de 500 casos confirmados, incluindo as plantas de São Bernardo e Campinas, em São Paulo, e Juiz de Fora, em Minas Gerais, começou, no fim da semana passada, a realização dos testes.

Negociação

“Desde quando o Sindicato lançou a política para cobrar das empresas a realização do teste em todos os trabalhadores, em maio, mês em que os companheiros e companheiras retornaram ao trabalho, temos pautado a Mercedes sobre a importância dos testes. Inicialmente houve algumas negativas por parte da empresa, mas o que ela não conseguia negar eram os casos confirmados”, destacou coordenador do CSE na montadora, Ângelo Máximo de Oliveira Pinho, o Max.

O dirigente lembrou que os números reais ajudaram no argumento da importância da realização do teste em 100% dos trabalhadores. “Sabemos que só isso não é suficiente nem resolve, mas somado a várias outras ações internas de proteção, essa somatória vai no sentido de buscar melhor proteção de todos”.

Entre as medidas cobradas pelo Sindicato e já adotadas pela empresa estão a medição de febre, fornecimento de EPIs contra a Covid-19, reorganização do espaço do restaurante e das áreas comuns, fornecimento de kit de higiene para limpar ferramentas de trabalho e computadores e aumento número de ônibus para garantir espaçamento interno.

Outra conquista importante da representação foi o Ambulatório de Campanha que funciona dentro da fábrica para atender casos suspeitos e orientar os trabalhadores. A testagem na Mercedes vai até o próximo dia 27.

Números na Mercedes

3.355 atendimentos no Ambulatório de Campanha

2.664 testes para diagnósticos realizados

525 casos confirmados

483 trabalhadores curados

Dados atualizados até a última sexta-feira, dia 9. Inclui as plantas de São Bernardo, Campinas, Juiz de Fora e concessionárias

Testagem na Volks

Na Volks, a demanda dos Metalúrgicos do ABC foi atendida em agosto, quando 570 pessoas já haviam sido infectadas. Na montadora foram 14 mil testes, entre trabalhadores diretos e terceiros.

*matéria publicada no site do SMABC