MENU

Sindicato dos Metalúrgicos no Amazonas completa 87 anos de Lutas e Conquistas

Presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, parabeniza o sindicato

Publicado: 17 Agosto, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Voda longa ao Sindicato dos Metalúrgicos no AmazonasVoda longa ao Sindicato dos Metalúrgicos no Amazonas
Voda longa ao Sindicato dos Metalúrgicos no Amazonas

O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) completa, nesta segunda-feira, 17 de agosto, 87 anos de uma trajetória vitoriosa em defesa dos direitos dos trabalhadores do estado do Amazonas. Ao longo destas mais de oito décadas de história, a entidade se destacou na luta para garantir e ampliar conquistas para a categoria e para os demais trabalhadores amazonenses.

Em seus 87 anos o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas tem sido uma das mais importantes organizações da história do movimento sindical amazonense e brasileiro. O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres parabeniza o sindicato.

"Parabéns ao sindicato dos metalúrgicos do Amazonas, pelos oitenta e sete anos. Uma honra para a CNM CUT , contar com este sindicato em nosso quadro de filiados!", afirmou o Paulão. 

Instalado em 17 de agosto de 1933, o Sindicato representa os trabalhadores e as trabalhadoras das profissões metalúrgicas do estado do Amazonas. Desde a sua instalação, o Sindicato resistiu aos contratempos e comandou várias frentes de resistência em defesa do trabalhador amazonense, vivenciando e vencendo muitas lutas, representando e defendendo os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM), tornando o maior sindicato da região Norte do Brasil.

Fazendo um balanço dos fatos marcantes da atuação dos dirigentes sindicais e da presidência do Sindmetal-AM em defesa dos direitos dos trabalhadores do Amazonas, destacamos as principais vitórias conquistadas ao longo dessas oito décadas.

- Luta pela meia passagem;

- Paralisações das empresas do PIM que garantiu ganhos econômico-salariais, sociais e de organização sindical para os trabalhadores;

- Licença maternidade de 120 dias para as trabalhadoras do Amazonas, antes mesmo da Constituição Federal garantir o direito em nível nacional;

- Greve geral, paralisando cerca de 25 mil trabalhadores e conquistando 24% de reajuste salarial concedido em julgamento favorável da greve pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT);

- Criação do Instituto de Educação Profissional do sindicato, que qualificou milhares de trabalhadores;

- Uma das mais significativas conquistas, gira em torno da participação dos trabalhadores nos Lucros e Resultados (PLR), esses acordos foram firmados entre as empresas e a comissão de trabalhadores com a atuação do Sindmetal-AM, e tem mantido a média dos valores dos anos anteriores, com a adesão de mais empresas a cada ano que passa, refletindo no aumento da economia do estado.

- Campanha Salarial de grandes vitórias como: reajuste de 10% no salário dos trabalhadores, ampliação da creche e a extensão do plano de saúde aos dependentes dos trabalhadores;

- Revitalização do Clube dos Metalúrgicos.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana, ressalta que “no atual cenário político, de ameaças aos direitos dos trabalhadores e às conquistas sociais do povo brasileiro, mais uma vez o Sindicato reafirma a sua tradição de resistência e reforça seu papel de defensor do trabalhador para combater todos e quaisquer retrocessos, pois são 87 anos de lutas, conquistas e vitórias que devem ser comemorados por todos nós, trabalhadores e trabalhadoras do Polo Industrial de Manaus”.

E assim se passaram 87 anos…

Crédito: Divulgação
parabéns sindicato!parabéns sindicato!
parabéns sindicato!

Continuamos acreditando que a mudança para o melhor é possível, lutando por dias melhores e merecidos por toda a classe trabalhadora deste estado, da qual fazemos parte!

Parabéns Família Metalúrgica! Sindicato, dirigentes, trabalhadores e trabalhadoras!

Vamos continuar unidos nas lutas de resistência, em defesa dos direitos e do trabalho digno para todos!

*matéria publicada no site do Sindicato