MENU

Sindicato dos Petroleiros OWTU rejeita decisão do governo de reiniciar refinaria com capital privado

O Governo de Trinidad e Tobago anunciou que a proposta do sindicato OWTU de adquirir a refinaria Pointe-a-Pierre não atendia aos requisitos e que retomaria as operações com capital privado. O sindicato pediu para continuar as negociações para revisar e avaliar sua proposta novamente

Publicado: 05 Novembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
OWTUOWTU
OWTU

O ministro da energia de Trinidad e Tobago, Franklin Khan, anunciou que uma proposta para a Patriotic Energies and Technologies (de propriedade do sindicato dos petroleiros OWTU) para comprar a refinaria Pointe-a-Pierre não teve sucesso.

“Lamento dizer que a proposta final da Patriotic não aborda as questões pendentes que podem levar à assinatura de um acordo contratual. (…) O governo está empenhado em reiniciar a refinaria com injecções de capital privado, ciente de que terá um impacto significativo na economia e no emprego, e agirá com celeridade para o fazer”, disse o ministro em entrevista coletiva em 31 de outubro.

A petrolífera estatal Petrotrin foi fechada em novembro de 2018 como parte de uma reestruturação. Desde então, o sindicato OWTU (filiado ao IndustriALL) tem lutado para evitar a compra da refinaria em mãos privadas, considerando que equivaleria a abrir mão da soberania sobre os recursos naturais, e teria um impacto tanto na economia de Trinidad e Tobago quanto na a região.

Em setembro de 2019, o governo selecionou a Patriotic como licitante preferencial para a venda da usina, entre outros 77 licitantes internacionais que se inscreveram. No entanto, o Ministro Khan indicou agora que a proposta Patriótica final não abordava certas questões.

De sua parte, o presidente da OWTU, Ancel Roget, disse que o anúncio de Khan os pegou de surpresa porque eles estavam realmente confiantes de que atenderam a todos os requisitos. Ele garantiu que ainda não desistirão e solicitou que a proposta fosse revista e avaliada novamente de forma objetiva:

“Solicitamos humildemente que você apresente nossa última proposta a um comitê independente nomeado pelo gabinete. Queremos que você examine cuidadosamente todas as áreas para determinar se falhamos ou atendemos a todos os requisitos. Dizemos com confiança que cumprimos todos eles”, disse o líder sindical em entrevista coletiva.

Por sua vez, propôs retornar à mesa de negociações porque acredita que a Patriótica poderia realmente obter os ativos em benefício de todo o povo de Trinidad e Tobago: “Trinidad e Tobago se beneficiará 10 vezes mais com o reinício da refinaria se ela permanecer em mãos locais”, assegurou.

Enquanto isso, o secretário regional do IndustriALL, Marino Vani, disse:

“Parabenizamos os trabalhadores da nossa afiliada OWTU por correrem em defesa dos interesses do país. Apelamos ao governo para dar prioridade aos parceiros nacionais, ao invés do mercado internacional.

Acreditamos que a proposta Patriótica é a única opção que reforça a soberania, a sustentabilidade industrial e a distribuição de renda para as futuras gerações do povo de Trinidad e Tobago. A opção pelo capital privado é o pão de hoje e a fome de amanhã ”.

*matéria publicada no site da Industriall