MENU

Sindicato encabeça discussão sobre rumos no Desenvolvimento Econômico do ABC

Representantes dos principais setores da sociedade planejam ações para que a região possa ser protagonista no desenvolvimento tecnológico nacional

Publicado: 07 Julho, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
reunião da Agência de Desenvolvimento Econômicoreunião da Agência de Desenvolvimento Econômico
reunião da Agência de Desenvolvimento Econômico

A região do ABC, importante polo industrial do país, precisa ser pensada de forma conjunta. Esse é o entendimento das entidades que participaram da reunião de planejamento estratégico da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, na última quinta-feira, 1, realizada no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, em Santo André.

O presidente da entidade, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) e presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou a importância da junção dos principais atores da sociedade, indústrias, universidades, associações comerciais, sindicatos, institutos de pesquisa e poder público para pensar de forma conjunta a região.

“É necessário criar uma sinergia entre as mais diversas ações que já existem, tendo em mente que a região precisa estar na rota do desenvolvimento nacional e mundial. Temos que traçar medidas que aproximem o ABC das cadeias globais de valor, de conhecimento e da inovação”.

Berço da inovação

O presidente da Agência lembrou também que o centro do debate é trazer a região para a discussão das novas tecnologias para que ela seja um berço da inovação.

“É preciso organizar um ecossistema de inovação na região através das mais diversas experiências e pensar um planejamento a longo prazo incluindo todos os setores para voltar a colocar o ABC no centro da discussão nacional”.

Aroaldo detalhou ainda que antes da reunião de planejamento foi realizada uma prévia com representantes das universidades para criar um painel de indicadores sociais, econômicos e tecnológicos para a região.

Desafios

Durante o planejamento, representantes do poder público e da iniciativa privada, divididos em grupos de trabalho, interagiram sobre os temas para avançar no desenvolvimento do ABC.

“Eles apontaram também anseios, metas e dificuldades relacionadas à desindustrialização, ausência de políticas públicas e falta de interlocução entre os setores. São desafios para retomar o desenvolvimento, com emprego e renda de qualidade para os trabalhadores”.

A Agência

Criada em outubro de 1998, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC busca unir as forças públicas e privadas para promover o desenvolvimento econômico da região.

Aroaldo assumiu a presidência da entidade em maio deste ano, após o ex-prefeito de Rio Grande da Serra Gabriel Maranhão deixar o cargo. A gestão vai até abril de 2022.

É o segundo metalúrgico do ABC a assumir o posto. O então presidente do Sindicato, Rafael Marques, presidiu a Agência de 2013 a 2015.

*Matéria publicada no site do SMABC