MENU

Sindicato no ABC debate desafios da produção do veículo elétrico no Brasil

O debate aconteceu numa live sobre os principais temas da eletromobilidade

Publicado: 15 Julho, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Sindicato no ABC debate desafios da produção do veículo elétrico no BrasilSindicato no ABC debate desafios da produção do veículo elétrico no Brasil
Sindicato no ABC debate desafios da produção do veículo elétrico no Brasil

Para debater os desafios do veículo elétrico no Brasil, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC organizou uma live nesta terça-feira (14) sobre os principais temas da eletromobilidade.

Entre eles a importância da reconversão das empresas, a infraestrutura necessária, o desenvolvimento tecnológico e a oportunidade de adensamento da cadeia produtiva, com fortalecimento da produção no país, geração de empregos e capacitação profissional.

O diretor executivo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, ressaltou a importância de um modelo de transição, que pense na geração de empregos e renda, proteção dos empregos atuais e em tecnologias tropicalizadas, a exemplo do etanol brasileiro em complemento aos diversos modais. Também fez o alerta sobre a necessidade urgente de o país se inserir no tema para não correr o risco de ficar de fora da disputa global de produção de veículos.

“É extremamente importante discutir os desafios postos para o veículo elétrico ou correremos o risco de o cavalo passar e não montarmos, de o Brasil apenas ser importador de veículos. Desde as discussões do Rota 2030, em 2017, o Sindicato tem cobrado muito a discussão da eletromobilidade no Brasil para pensar a transição. As montadoras não vão parar as linhas de veículos a combustão em um dia e passar a produzir híbridos e elétricos no dia seguinte. A transição é para que uma mesma empresa possa produzir esses modelos lado a lado”, explicou.

“Na pandemia da Covid-19, temos falado muito em reconversão de empresas para produção de insumos e equipamentos médico-hospitalares. No caso dos veículos elétricos, a reconversão pode ser uma oportunidade de produzir no Brasil os componentes para estes novos modelos, não só para o veículo em si, mas para toda a rede de infraestrutura, com carregadores, softwares, cabos”, defendeu.

Wellington destacou que a energia é um dos setores estratégicos do país e citou a capacitação profissional para acompanhar a evolução tecnológica. “Os trabalhadores precisam estar inseridos nas novas formas de produção e também teremos a demanda por manutenção e manuseio dos veículos elétricos no dia a dia, como por exemplo em um acidente de trânsito”, reforçou.

Indústria do futuro

“A tomada de decisão das montadoras para investir é ligada às políticas públicas e ao volume para ter o enraizamento da produção de novos componentes aqui. O Brasil está entre os dez maiores produtores de veículos no mundo e tem condições de se consolidar como plataforma exportadora, tanto de veículos a combustão como híbridos e elétricos”, ressaltou.

“Mas isso depende muito de uma ação governamental agressiva de estímulo à produção, ao desenvolvimento da cadeia de fornecimento e contrapartidas bem definidas para a sociedade. As estratégias precisam estar bem articuladas entre as cidades, governos estaduais e federal. É preciso olhar para a indústria do futuro, com incorporação das novas tecnologias, para reindustrializar o país”, afirmou.

Veículos leves

O vice-presidente de Veículos Leves da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e gerente de Assuntos Governamentais na Toyota, Thiago Sugahara, destacou que mesmo com a pandemia, houve aumento de emplacamentos de veículos eletrificados no primeiro semestre de 2020, com 7.500 unidades, em relação ao mesmo período de 2019, com 2.300 unidades.

“Hoje representa menos de 1% dos veículos comercializados atualmente, mas ano passado estava em 0,4%. Os números são pequenos, mas estão crescendo e a infraestrutura precisa acompanhar, é uma oportunidade de negócios maravilhosa. São cerca de 100 eletropostos na cidade de São Paulo e cerca de 300 no Brasil, ainda é pouco, mas já há uma mudança quando comparado anualmente. Para o Brasil, a introdução de novas tecnologias pode ser o caminho para ajudar a recuperar a indústria automotiva”, disse.

“O país precisa de indústria forte e a indústria automotiva não existe sem uma cadeia de autopeças forte. O Brasil precisa olhar para essa cadeia e entender como vai se adaptar e ser incorporada a essas novas tecnologias”, prosseguiu.

Também defendeu a necessidade de um sistema tributário que favoreça o processo de eletrificação no país. “Hoje um veículo que faz 10, 12 km/l tem 7% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Um veículo que faz 18, 20 km/l paga 11 a 15%. É mais uma barreira na popularização da tecnologia”, avaliou.

Brasil não pode ser espectador

A professora do programa de Pós Graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp e coordenadora do Leve (Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico), Flávia Consoni, contextualizou o desenvolvimento das ações para promover a eletromobilidade no mundo e no país.

“O papel das políticas públicas tem sido muito determinante nos países que são protagonistas no tema da eletromobilidade. O Brasil não tem política nacional de eletromobilidade, mas esforços já foram conduzidos. Na América do Sul há iniciativas focadas no transporte público na cidade de São Paulo, Santiago no Chile e Bogotá e Medellín na Colômbia”, destacou.

“A eletromobilidade é uma realidade no mundo e tende a se consolidar cada vez mais. No Brasil temos respostas locais com híbrido a etanol e a hidrogênio. O Brasil precisa se posicionar na discussão, não ser só espectador, mas ter a postura de buscar seu espaço”, defendeu.

*Matéria publicada no site do SMABC