QUI, 05 de nov / 2020

Sindicato patronal proíbe dirigentes sindicais de estar nas portarias das empresas no ES

Patrões entraram na justiça para impedir ação sindical. Categoria está em greve.

Crédito: Divulgação
Sindmetal ES
Sindmetal ES

Em uma afronta aos direitos constitucionais dos trabalhadores, o Sindicato dos Metalúrgicos do ES (Sindimetal-ES) está impedido de estar nas portarias das empresas para que possa exercer o legítimo direito de greve e de diálogo com a categoria.

Os metalúrgicos decidiram por parar as atividades após Sindifer (Sindicato Patronal) negar as reivindicações dos trabalhadores e apresentar uma proposta indecente de 1% de reajuste salarial, além de retirar ou alterar 13 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho.

Anteriormente, os trabalhadores eram coagidos de fechar portarias em momentos de paralisação. O que já era um absurdo! Mas, agora, o Sindifer foi além por meio de uma decisão judicial.

O desrespeito aos metalúrgicos se tornou ainda maior com esta atitude da Justiça. É o mais completo equívoco utilizar a Justiça para fazer coação as atividades sindicais. Assim, como pode ser entendido, trata-se de uma manobra de desrespeito aos trabalhadores dos megaempresários, utilizando-se do âmbito da Justiça do Trabalho, para evitar os mais diferentes tipos de ações sindicais.

É preciso ressaltar ainda que, o intuito da atividade sindical chamada “piquete” na frente das portarias das empresas pretende convencer, de forma pacífica, os trabalhadores a aderirem aos seus interesses de paralisação. Na frente das portarias, inclusive, são onde acontecem as assembleias que definem os rumos da negociação. É lá também que as propostas patronais são colocadas em votação, efetivamente um espaço utilizado, democraticamente, para o diálogo.

Tal atitude do Sindifer é imoral e inaceitável, mas não é o que vai parar os metalúrgicos de lutarem por mais qualidade de vida, mais respeito e valorização. Nossa luta continua e, cada dia, com mais força, coragem e disposição. 

*texto enviado pela direção do Sindimetal-ES

 

Com a Palavra

TER, 20 de out / 2020

Viva o Movimento Feminista

Só a cabeça desvirtuada de uma parcela da sociedade representada por pessoas como o jogador Robinho, faz questão de não entender porque ela se nutre exatamente da desigualdade e do preconceito

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de set / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700