MENU

Sindicato patronal proíbe dirigentes sindicais de estar nas portarias das empresas no ES

Patrões entraram na justiça para impedir ação sindical. Categoria está em greve.

Publicado: 05 Novembro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Sindmetal ESSindmetal ES
Sindmetal ES

Em uma afronta aos direitos constitucionais dos trabalhadores, o Sindicato dos Metalúrgicos do ES (Sindimetal-ES) está impedido de estar nas portarias das empresas para que possa exercer o legítimo direito de greve e de diálogo com a categoria.

Os metalúrgicos decidiram por parar as atividades após Sindifer (Sindicato Patronal) negar as reivindicações dos trabalhadores e apresentar uma proposta indecente de 1% de reajuste salarial, além de retirar ou alterar 13 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho.

Anteriormente, os trabalhadores eram coagidos de fechar portarias em momentos de paralisação. O que já era um absurdo! Mas, agora, o Sindifer foi além por meio de uma decisão judicial.

O desrespeito aos metalúrgicos se tornou ainda maior com esta atitude da Justiça. É o mais completo equívoco utilizar a Justiça para fazer coação as atividades sindicais. Assim, como pode ser entendido, trata-se de uma manobra de desrespeito aos trabalhadores dos megaempresários, utilizando-se do âmbito da Justiça do Trabalho, para evitar os mais diferentes tipos de ações sindicais.

É preciso ressaltar ainda que, o intuito da atividade sindical chamada “piquete” na frente das portarias das empresas pretende convencer, de forma pacífica, os trabalhadores a aderirem aos seus interesses de paralisação. Na frente das portarias, inclusive, são onde acontecem as assembleias que definem os rumos da negociação. É lá também que as propostas patronais são colocadas em votação, efetivamente um espaço utilizado, democraticamente, para o diálogo.

Tal atitude do Sindifer é imoral e inaceitável, mas não é o que vai parar os metalúrgicos de lutarem por mais qualidade de vida, mais respeito e valorização. Nossa luta continua e, cada dia, com mais força, coragem e disposição. 

*texto enviado pela direção do Sindimetal-ES