QUA, 22 de Sep / 2021

Sindmetau assume representação dos trabalhadores na Pan-Metal

“É a unidade de todos os metalúrgicos de Taubaté e região para fortalecer a luta pelos direitos da categoria”, diz presidente Claudião

Crédito: Divulgação
Sindmetau assume representação dos trabalhadores na Pan-Metal
Sindmetau assume representação dos trabalhadores na Pan-Metal

Os trabalhadores e trabalhadoras da Pan-Metal, no interior de São Paulo, serão representados, a partir de agora, pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região). A novidade foi apresentada oficialmente para os 180 funcionários na empresa em assembleia nessa terça-feira (21).

Durante a assembleia, o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, explicou que a nova representação é importante para o fortalecimento tanto da entidade, quanto dos trabalhadores e trabalhadoras. “É a unidade de todos os metalúrgicos de Taubaté e região para fortalecer a luta pelos direitos da categoria.”

Claudião destacou o Sindmetau está entre os sindicatos com maior número proporcional de sócios, sendo um dos mais representativos do Brasil. “Além disso, é um dos que mais atuam em defesa dos direitos dos trabalhadores e o que mais fez acordos no país.”

O advogado e assessor jurídico do Sindmetau, Isaac do Carmo, explicou que a representação da categoria aeroespacial já estava prevista no estatuto do Sindicato. “Mas a Pan-Metal optou por negociar com o SindiAeroespacial. Desde junho do ano passado, estamos com uma ação de reconhecimento de representação na Justiça do Trabalho.”

Isaac disse ainda que, com a extinção do SindiAeroespacial, os diretores do Sindmetau voltaram a procurar a empresa para discutir o assunto. “A Pan-Metal reconheceu a entidade como representantes dos trabalhadores. Um documento oficializando essa mudança foi assinado no dia 21 entre o Sindmetau e a empresa.”

Sindicalização

Os trabalhadores e trabalhadoras da Pan-Metal já receberam a ficha para filiação junto ao Sindmetau, distribuída durante a assembleia. De acordo com Isaac, nas próximas semanas o Sindicato fará uma campanha interna na empresa para recolher essas fichas e confirmar a sindicalização dos metalúrgicos. “Além de estar conversando com aqueles que não receberam o documento.”

Campanha Salarial

Ainda durante a assembleia, Claudião esclareceu como está a campanha salarial deste ano. “Vamos lutar por uma convenção coletiva com as mesmas cláusulas sociais que os trabalhadores de outras empresas metalúrgicas têm. Neste ano, a nossa principal reivindicação é a reposição integral da inflação que chegou a 10,42% nos últimos 12 meses.”

Pan-Metal

A Pan-Metal está instalada em Taubaté, no distrito de Piracangagua, desde janeiro de 2008. Atualmente a empresa conta com 180 trabalhadores e produz peças e montagens de conjuntos estruturais aeronáuticos. Mais de 90% da sua produção é destinada à Embraer.

*matéria publicada no site do Sindmetau

Com a Palavra

SEX, 08 de Oct / 2021

INDÚSTRIA SEM CRESCIMENTO

por Loricardo Oliveira

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022

383 - ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE | Cláusulas Sociais estão renovadas até 2022 - Edição Nº SET/2020
25 de Sep / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 [email protected]
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700