MENU

Singapore Oil Union lança negociação coletiva para proteger empregos

A União dos Trabalhadores do Petróleo de Cingapura (UWPI) iniciou negociações coletivas com os empregadores, destacando a defesa do emprego em sua agenda local, exigindo capacitação profissional para que os trabalhadores aprendam novos ofícios e a transformação desse setor industrial

Publicado: 11 Janeiro, 2021 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Singapore Oil Union lança negociação coletiva para proteger empregosSingapore Oil Union lança negociação coletiva para proteger empregos
Singapore Oil Union lança negociação coletiva para proteger empregos

A UWPI, fundada em 1961, representa milhares de trabalhadores na indústria de petróleo e gás de Cingapura. A sua actividade abrange um quadro de pessoal de 35 empresas, principalmente empresas dos sectores petroquímico e químico, terminais de armazenamento, serviços de reabastecimento de aeronaves e empresas ligadas à produção de energia. Essas empresas incluem Mitsui Phenol, Chevron Oronite, AkzoNobel, Bp, Infineum, Oiltanking Terminal, Ecogree Oleochemicals e outros.

Desde o início de abril, a demanda por petróleo em Cingapura caiu drasticamente, devido em grande parte à redução do consumo de combustível pelos setores de aviação e veículos privados devido à pandemia.

Tendo em vista o grande declínio na demanda e seu impacto potencial na força de trabalho, a UWPI decidiu iniciar discussões sobre o assunto com os empregadores dos setores relacionados ao petróleo.

Por sua vez, Seah Keng Tia, vice-presidente da UWPI, disse:

Como sindicato, nossa primeira prioridade é garantir a segurança no emprego. Nossos membros afiliados não se importam em redistribuir a carga de trabalho entre um número menor de funcionários, mas, para que isso seja possível, os empregadores devem relatar abertamente seus planos operacionais, oferecendo reciclagem para os trabalhadores que enfrentam responsabilidades.

Embora algumas empresas tenham prometido manter empregos locais, elas também estavam explorando a possibilidade de reduzir o número de trabalhadores migrantes e eliminar todas as despesas desnecessárias. Isso significava pedir à força de trabalho local que compartilhasse a carga de trabalho manual quando o número de trabalhadores migrantes eventualmente diminuísse.

A UWPI aceitou a proposta dos empregadores como forma de preservar os empregos dos trabalhadores locais.

Negociação Coletiva

Antes das rodadas de negociação coletiva que acontecem a cada três anos, a UWPI estuda as tendências do mercado e propõe que sejam oferecidos treinamentos sobre as novas competências exigidas. O sindicato também se preocupa com o bem-estar e as necessidades dos trabalhadores, desde que essas despesas fiquem dentro do orçamento da empresa.

Embora acordos coletivos sejam assinados com empresas individuais, sendo um sindicato em nível nacional, a UWPI supervisiona todos os termos e condições, compartilhando propostas com empresas onde os sindicalistas trabalham para ajudar a fazer cumprir as regulamentações do mercado.

Os temas mais discutidos incluem transformação industrial, organização do trabalho e comitês de capacitação e, uma vez que as discussões tenham avançado o suficiente, esses temas são incluídos no acordo coletivo.

“Neste momento, as principais preocupações dos nossos membros são evitar o downsizing ou mudanças nas condições de trabalho durante a pandemia Covid-19. Estamos trabalhando com empresas para evitar demissões, buscando a requalificação dos trabalhadores e, quando possível, designando-lhes novas áreas de trabalho. Portanto, o treinamento e a reciclagem são fatores muito importantes. Ajudamos os empregadores a identificar os cursos de treinamento disponíveis.

"Também trocamos ideias sobre formas flexíveis de trabalhar para minimizar a exposição dos trabalhadores à Covid-19",

Seah Keng Tia terminou dizendo.

*matéria publicada no site da Industriall