MENU

Sorocaba (SP): aprovado acordo que gera mil empregos na Toyota

Publicado: 28 Fevereiro, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Foguinho/Imprensa SMetal
--
Assembleia aconteceu na tarde desta terça-feira (27)

Em assembleia realizada no final da tarde desta terça-feira (27) os metalúrgicos da Toyota aprovaram os termos do acordo que cria o terceiro turno na montadora e gera mais de mil novos postos de trabalho na unidade de Sorocaba.

O acordo foi negociado com a direção da Toyota pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e o Comitê Sindical de Empresa (CSE).

Das 1.057 vagas previstas, 320 tratam da efetivação de funcionários que hoje estão trabalhando na empresa sob regime de contrato por prazo determinado. Outras 737 vagas serão preenchidas por novos funcionários.

As contratações vão viabilizar a produção do novo modelo Toyota, o Yaris, na planta da montadora em Sorocaba.

O Yaris deverá ser lançado em junho deste ano, mas o terceiro turno será implantado somente em novembro. As contratações, no entanto, devem começar em breve, pois a Toyota tem um processo de seleção e de treinamento próprios, que pode demorar meses.

A montadora só aceita currículos pela página oficial da empresa na internet: www.toyota.com.br (clique na opção “Trabalhe Conosco” no menu inferior).

Cadeira produtiva

Além dos 1.057 empregos diretos, a proposta aprovada pelos trabalhadores nesta terça-feira tem potencial para criar milhares de empregos indiretos. "Estimativas do setor automotivo indicam que, para cada vaga criada em uma montadora, podem ser gerados de 5 a 7 postos de trabalho na cadeia produtiva que atende a fabricante de veículos", afirma Leandro Soares, presidente do SMetal.

Portanto, pelos cálculos do SMetal, os 1.057 empregos na Toyota podem significar mais de 5 mil outros postos de trabalho no setor, "muitos deles em Sorocaba e região, onde estão instalados vários fornecedores da Toyota, com os quais também estamos negociando", ressalta Leandro.

Participação coletiva

Carlos Alberto Rodrigues da Silva, membro do CSE na Toyota ressalta: "os trabalhadores da Toyota estão de parabéns! É importante deixar claro que a proposta de geração de empregos só se concretizou porque o pessoal participou da negociação e aceitou os termos do acordo que muda as jornadas de trabalho"

"Cada um aqui [na assembleia] foi capaz de pensar não só no futuro dele, mas também na abertura de mais vagas de trabalho e no desenvolvimento da empresa", comemora Carlos.

Já Izídio de Brito, secretário de organização do SMetal, denuncia que "tem vereador usando a rede social para tentar assumir a paternidade dos novos empregos, o que é mentira. Ao invés de tentar ganhar créditos indevidos em cima das negociações metalúrgicas, deveriam providenciar mais segurança pública nas imediações da Toyota, onde volta e meia acontecem tentativas de assalto contra trabalhadores".

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)