MENU

Sorocaba (SP): Toyota e Sindicato negociam criação de mais 737 vagas na montadora

Publicado: 08 Fevereiro, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Paulo Rogério/Imprensa SMetal
--
Reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e a Toyota estão negociando critérios de implantação do terceiro turno na planta local da montadora de veículos. Caso a negociação seja bem sucedida, haverá  contratação de 737 metalúrgicos pela empresa até agosto deste ano.

O novo turno vai possibilitar a fabricação de um novo modelo de carro na planta local: o Yaris, que terá um padrão intermediário entre o Étios e o Corolla.

Para executar esse projeto, além das 737 novas admissões, a Toyota irá efetivar outros 320 trabalhadores contratados por prazo determinado nos últimos meses de 2017. Atualmente a unidade local da Toyota conta com 2.030 trabalhadores.

A mais recente reunião entre a Toyota, o SMetal e o Comitê Sindical de Empresa (CSE) sobre o assunto aconteceu nesta terça-feira, dia 6.

Prazo determinado
A proposta da empresa é efetuar as 737 contratações por prazo determinado de dois anos. Após esses dois anos, segundo o vice-presidente corporativo da Toyota, Percival Donato Maiante, a montadora pretende efetivar esses trabalhadores, se as condições de mercado forem positivas.

Ainda de acordo com Percival, o lançamento e o início da produção do novo carro estão previstos para junho deste ano.

O presidente do Sindicato, Leandro Soares, afirma que “o papel da entidade na negociação é garantir que os atuais trabalhadores da fábrica não percam direitos e a qualidade do emprego nas novas contratações”.

Leandro afirma que as negociações estão avançando e ressalta que os 737 novos empregos diretos na montadora significam um número muito maior de vagas que podem ser geradas na cadeia produtiva, inclusive nas fornecedoras da Toyota instaladas em Sorocaba e Porto Feliz.

Plenária dia 24
A próxima rodada de negociações entre Toyota e SMetal será na manhã desta sexta-feira, dia 9. No dia 24 de fevereiro, sábado, às 11h, os trabalhadores da Toyota vão se reunir em plenária no Sindicato para conhecer e debater o conteúdo completo da proposta.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)