MENU

Sorocaba (SP): Trabalhadores aprovam acordo e greve termina no Grupo ZF

Publicado: 13 Fevereiro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Na manhã desta sexta-feira (13), os trabalhadores na ZF, em Sorocaba (SP), aprovaram acordo sobre o convênio médico, em assembleia realizada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. Os metalúrgicos da unidade ZF Lemforder e a Metal Borracha ficaram cinco dias em greve. Já as unidades Bosch (antiga Sistemas) e Brasil aderiram à greve na quinta-feira (12).

O acordo prevê dois meses de carência na coparticipação do plano de saúde para o funcionário e quatro meses para os dependentes. Pela coparticipação, além do desconto do plano de saúde no holerite, o trabalhador e seus familiares têm que pagar uma taxa cada vez que usam um serviço do convênio.

"O Sindicato, junto com os trabalhadores, elaborará, em dois meses, proposta de melhorias para um plano de saúde viável e adequado ao trabalhador", explicou o presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva.

Ainda segundo Terto a empresa está disposta a negociar e a implantar as melhorias no plano de saúde. Os metalúrgicos da Lemforder e Metal Borracha têm 30 dias de estabilidade no emprego, conforme o acordo.

A empresa vai arcar com 50% dos dias parados e os trabalhadores vão compensar os outros 50%. Para essa compensação, o Comitê Sindical de Empresa (CSE) estudará a melhor forma para os trabalhadores.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)