MENU

Sorocaba: Termos do PDV é aprovado pelo administrativo da Toyota

Trabalhadores que optarem pela demissão receberão 12 salários adicionais, além da manutenção do plano de saúde por um ano; proposta foi negociada pelo SMetal e teve 94,03% dos votos favoráveis

Publicado: 02 Outubro, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os trabalhadores da área administrativa da Toyota, planta Sorocaba, aprovaram o Plano de Demissão Voluntária na empresa, com o pacote de benefícios adicionais negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A votação aconteceu à distância, entre os dias 1 e 2 de outubro, pela plataforma eletrônica desenvolvida pela entidade para evitar os riscos de contágio pela Covid-19.

Com a aprovação do PDV, os funcionários que optarem pelo desligamento receberão o pagamento de 12 salários adicionais, além da manutenção do plano de saúde por um ano – mais extensão de seis meses da assistência médica para pessoas com doenças crônicas.

Em Sorocaba, a meta da montadora é que, dos 228 trabalhadores do administrativo na planta local, 35 façam adesão ao PDV até dia 15 de outubro. Porém, caso esse número não seja atingido, as demissões ocorrerão nos mesmos moldes do acordo.

Segundo o presidente do SMetal, Leandro Soares, o Sindicato e o Toyota negociaram a abertura do PDV para evitar que as demissões fossem efetivadas compulsoriamente, dando a oportunidade de trabalhadores interessados em se desligar da empresa aderirem ao Plano.

“Sabemos o quanto uma demissão impacta no orçamento familiar e na vida desses funcionários. Negociar um pacote de benefícios adicionais como esse é importante para dar um fôlego a mais ao trabalhador caso vá procurar um novo emprego ou mesmo abrir o próprio negócio”, explica Leandro.

Dos 228 trabalhadores aptos a votar, 201 (88,16%) participaram da assembleia eletrônica. Entre eles, 189 (94,03%) foram favoráveis à proposta, apenas 6 (2,99%) contrários e outros 6 (2,99%) preferiram se abster. O acordo abrange trabalhadores chefes de seção e staff, como analistas, engenheiros, assistentes, técnicos de segurança, técnicos automotivos, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Toyota em Sorocaba

A fábrica da Toyota em Sorocaba foi inaugurada em 2012 e é uma das mais moderna no Brasil. Com cerca de 2 mil trabalhadores, atualmente ela é responsável pela fabricação do modelos Etios e Yaris.

Com a plataforma TNGA, que sua implantação foi pauta de reivindicações da diretoria do SMetal, Sorocaba também será responsável pela fabricação do novo SUV compacto da montadora, com previsão de comercialização em 2021.

Para iniciar a produção desse novo veículo, a Toyota prevê a contratação de mais 300 novos trabalhadores ainda neste ano.

*matéria publicada no site do sindicato